Governador

12h20min - 06 de Julho de 2015 Atualizado em 12h21min

Fernando Pimentel diz que será um governador parceiro do café

Governador participou, em Guaxupé, de inauguração de nova indústria de torrefação da Cooxupé, que ampliará a capacidade de torrefação para 500 mil quilos por mês

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Governador inaugurou a nova planta industrial de torrefação de café da Cooxupé

Durante a visita à Guaxupé, no Sudoeste mineiro, na sexta-feira (3/7), para a inauguração da nova planta industrial de torrefação de café da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, afirmou que nova gestão estadual será parceira do café mineiro e destacou a importância do produto e da agricultura para o Estado. Ele conheceu as novas instalações da cooperativa, que foram implantadas dentro do Complexo Industrial Japy.

“O governador de Minas que não valorizar o café, que não prestigiar a atividade agrícola, que não entender a importância desse segmento e todos os seus derivados, num contexto da economia mineira e brasileira, não entende nada de Minas Gerais. É por isso que eu estou aqui, para dizer que nós entendemos, valorizamos e precisamos muito do dinamismo, da competência, do esforço, do trabalho e do resultado que proporciona a Minas e ao Brasil o trabalho de vocês no café. Vocês vão ter nesses próximos anos um governador parceiro do café”, afirmou o governador em seu discurso.

Considerada uma das maiores produtoras de café do mundo, a Cooxupé investiu R$ 18 milhões na construção da nova indústria de torrefação que, a partir de agora, irá elevar sua produção de café torrado e moído de 300 mil quilos para 500 mil quilos por mês. As novas instalações da cooperativa possuem mais de 3,1 mil m² de área de produção e conta com uma equipe de mais de 100 trabalhadores. Agora, todo o processo do recebimento da matéria-prima ao empacotamento e à expedição do café passa a ser automatizado, com a utilização de maquinários de última geração.

Ao lado dos diretores da Cooxupé, secretários de Estado, deputados, prefeitos e lideranças políticas da região, Fernando Pimentel visitou as novas instalações da cooperativa. Segundo o governador, a visita só teve motivos para comemorar. Durante o evento, também foi realizada a abertura da 41ª Expoagro de Guaxupé, da qual o governador foi patrono.

“É uma alegria estar aqui hoje em Guaxupé, inaugurando essa importante unidade de produção de torrefação da Cooxupé, que é um exemplo para Minas Gerais e para o Brasil, é a maior cooperativa do mundo. A minha presença aqui é para reforçar a importância do café e dizer que o governador é um parceiro desse setor”, afirmou Pimentel em entrevista à imprensa.

Atualmente, a Cooxupé responde por quatro marcas presentes em diversas cidades do país, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. “Como elevaremos o nosso volume de produção, teremos condições de aumentar ainda mais a nossa participação na indústria brasileira de cafés torrados e moídos”, afirmou o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino.

Minas Gerais é responsável por 51,5% da produção nacional do café. Nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas estão concentrados 44,73% da produção estadual. O café é o principal produto na exportação de agronegócios que, de janeiro a março deste ano, totalizou US$ 1,8 bilhão, com crescimento de 16,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.