Minas por Região
Governador

16h43min - 29 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h46min

Fernando Pimentel recebe comitiva da Nigéria para estreitar relações culturais e econômicas

Embaixador nigeriano debateu possibilidade de Minas sediar o Festival Mundial de Artes Negras em 2017

Com o objetivo de estreitar as relações entre Minas Gerais e a Nigéria nos campos culturais e econômicos, o governador Fernando Pimentel recebeu nesta terça-feira (29/9), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o embaixador da Nigéria no Brasil, Adamu Emozozo, e uma comitiva de representantes do país africano.

Segundo o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do governo estadual, Rodrigo Perpétuo, a delegação nigeriana discutiu a possibilidade de Minas Gerais receber o Festival Mundial de Artes Negras, em 2017. O grupo ainda trouxe ao governador um convite para participar de uma missão empresarial no país, em novembro.

“Isso vem reforçar uma articulação do movimento negro em Minas para que o Estado receba o festival. Essa é uma proposta que vem sendo articulada pela Nigéria e Senegal e encontra respaldo nas políticas que vêm sendo implementadas tanto na Secretaria de Cultura, quanto nas Secretarias de Educação e de Direitos Humanos”, ressaltou Perpétuo.

A visita da delegação nigeriana a Minas Gerais começou no domingo e termina nesta terça-feira. Segundo o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, uma parceria entre Minas Gerais e a Nigéria é inédita. “O que já existe hoje é um irmanamento de Belo Horizonte com Lagos (uma das principais cidades nigerianas) e o reconhecimento de que a Nigéria é uma das principais forças econômicas da África”, concluiu.

Projetos

A Secretaria de Estado de Educação desenvolve, em parceria com o Instituto de Arte e Cultura Yorùbá, o projeto “Educar com Arte Africana”. A iniciativa visa apresentar a cultura africana para os estudantes por meio da arte. Este ano, o projeto, que terá início em outubro, será ampliado de 20 para 60 escolas estaduais localizadas em áreas de vulnerabilidade social, beneficiando 3.000 alunos.

No que diz respeito às relações comerciais, o destaque das exportações mineiras para a Nigéria, nos oito primeiros meses deste ano, foi o açúcar, seguido por produtos semimanufaturados de ferro ou aço e tubos de ferro fundido, ferro ou aço.

Acompanharam o encontro o ministro Abdullahi Tukur, o cônsul geral da Nigéria em São Paulo, Muntari Abdu Kaita, a primeira secretária Rosemary Oseyi-Okosodo, a secretária social Yvone Belinda Maha, e o diretor executivo do Nigéria-Brasil, Olusegun Michael Akinruli. Os secretários de Estado Odair Cunha (Governo) e Eduardo Serrano (Governadoria), e os diretores-presidentes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig), Marco Antônio Castello Branco e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Mauro Borges, também participaram. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato