10h44min - 10 de Setembro de 2015 Atualizado em 10h22min

Festa “Café com Biscoito” reúne tradição e negócios no Campo das Vertentes

Evento fomenta o turismo e a economia local. Durante três dias serão oferecidas mais de seis toneladas de biscoito para cerca de 70 mil visitantes esperados

Ana Luísa Almeida
Expositores vão oferecer mais de 100 variedades de biscoito nas barraquinhas de São Tiago

O mineiro adora uma prosa, com cafezinho, queijo e quitanda. No pequeno município de São Tiago, no Campo das Vertentes, o café com biscoito é uma tradição entre moradores e visitantes. Tanto que tem até comemoração: a “Festa do Café-com-Biscoito”.

Este ano, a 17ª edição acontece no próximo fim de semana, entre os dias 11 e 13 de setembro. A expectativa é a de que cerca de 70 mil turistas passem por lá nos três dias, número que equivale a quase sete vezes a população da cidade. O sucesso é tão grande que a celebração ganhou o título de patrimônio imaterial do município por consolidar tradição e costumes.

O evento acontece na Praça Central, onde 13 produtores vão oferecer para degustação gratuita mais de 100 variedades de biscoito, em um total de seis toneladas. Haverá também, shows cortejos, teatro, dança e apresentação de Folia de Reis.

A produtora Regina Resende, junto com seus três irmãos, produz rosquinhas doces de vários sabores. A fábrica tem 15 funcionários, a  maioria da família. Este é o terceiro ano em que participa da festa como expositora.

“Meus principais clientes são de fora, como Belo Horizonte, São Paulo e Sul de Minas. A festa aumenta rede de  clientes e depois dela as vendas sempre crescem” comemora Regina.

As fabriquetas de biscoitos, como são conhecidas, geralmente são empresas familiares, tradição que é passada de pai para filho. Dona Jandira Capito, 73 anos, é daquelas confeiteiras de mão cheia e participou da primeira festa. Aprendeu a fazer biscoitos ainda criança com a mãe, e até hoje produz quitandas para a padaria do seu filho.

“No começo era simples. A gente reunia algumas produtoras e colocava os biscoitos em barraquinhas enfeitadas com folhas de bananeira” relembra Dona Jandira.

De acordo com a secretária da Associação São Tiaguense de Produtores Biscoito (Assabiscoito), Maíra Aparecida Lopes, a festa é para divulgar os produtos e por isso só podem participar as quitandeiras associadas

“Cerca de 80% da população são-tiaguense é ligada, de forma direta ou indireta, à produção de biscoito na cidade. O evento é o cartão de visita do nosso trabalho”, assegura Maíra.

Segredo do sabor

As tradicionais receitas, trabalhadas artesanalmente, mantiveram sua qualidade e satisfazem até hoje o paladar dos mais exigentes degustadores. Dentre as variedades destacam-se a torradinha confeccionada em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão além dos biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros.

Hoje as 40 quarenta fábricas de biscoitos  fomentam a economia local, gerando empregos diretos e indiretos na cidade. A festa é realizada pela prefeitura e pela Associação São Tiaguense de Produtores Biscoito (Assabiscoito), com patrocínio de R$ 90 mil, vindos da Cemig e da Codemig.

Confira a programação completa: