Economia / Desenvolvimento | Turismo

13h22min - 16 de Julho de 2015 Atualizado em 13h27min

Festa da Banana de Piau movimenta a economia e o fim de semana na Zona da Mata

A cidade é uma das maiores produtoras da fruta no estado e, desde 1984, moradores e produtores se reúnem para comemorar o sucesso desse cultivo para a região

Divulgação/Prefeitura de Piau
 Piau, na Zona da Mata, ostenta o título de ser um dos principais produtores de banana do estado

Com menos de três mil habitantes, o pacato município de Piau, na Zona da Mata, ostenta o título de ser um dos principais produtores de banana de Minas Gerais. São colhidas cerca de 10 mil toneladas por ano, que chegam às mesas de mineiros e fluminenses.

Em Piau, tudo é de banana: bonecas são feitas com as fibras da fruta, telhados com folhas secas que caem dos pés e a própria banana que, ainda verde, vai para a panela e se transforma em angu.

E é por toda essa importância da fruta que moradores e produtores realizam, desde 1984, festa da banana. Para este ano são esperadas 20 mil pessoas no evento, que acontece entre os dias 16/7 e 19/7. Como cortesia, produtores distribuem 15 toneladas de banana durante os quatro dias.

A programação inclui shows de cantores sertanejos, desfile de carro de boi, concurso de melhor cacho de bananas e exposição de artesanato e alimentos. A ideia dos 250 expositores é provar que em Piau a agricultura é forte e até inusitada.Exemplo disso é o feijão de porco que gera frutos com 50 centímetros a um metro de tamanho e desperta a atenção de quem vê. Legume que parece mais uma vagem gigante.

Essas e outras atrações podem ser conferidas no parque de exposições da cidade. Piau fica a 248 km de Belo Horizonte e a 43 km de Juiz de Fora. A entrada em todos os dias é gratuita.

Mais informações no site http://www.piau.mg.gov.br/.