Minas por Região
Agricultura

12h27min - 06 de Outubro de 2015 Atualizado em 12h29min

Festival gastronômico com derivados do café movimenta seminário em Patrocínio

Quarta edição do evento traz, entre outras iguarias, o picadinho de queijo e o falso lombo, ambos banhados ao molho de café

Divulgação/Seapa
Com 23 anos de história, o Seminário do Café de Patrocínio é um dos mais tradicionais eventos do agronegócio de café no Brasil
Com 23 anos de história, o Seminário do Café de Patrocínio é um dos mais tradicionais eventos do agronegócio de café no Brasil

Café, bebida que pode ser sinônimo de energia instantânea e rejuvenescimento. Com  aroma forte e cor vibrante, é muito apreciada em todo o mundo. Assim, pensando em valorizar mais o sabor do café, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promove, nesta terça-feira (6/10), o 4ª Festival de Pratos Típicos Café em Evidência.

O objetivo é mostrar que o produto pode ser consumido de diversas formas. Durante a programação, vários pratos serão degustados pelos visitantes. O festival irá acontecer durante a abertura do 23º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, em Patrocínio. A intenção é tornar o evento mais interativo, com atividades que envolvam tanto o produtor quanto as famílias e a comunidade.

De acordo com uma das organizadoras do evento, a extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Gisleida Maria Nogueira, o festival propõe dinamizar o seminário e incentivar os agricultores familiares,  produtores de café,  a conhecerem as diversas potencialidades do que plantam.

“O café pode ser consumido de diversas formas, não apenas como bebida, mas também como comida, pois seu sabor é inigualável”, ressalta Gisleida.

A auxiliar de serviços gerais, Ana Rosa de Lima, de 62 anos, participa do evento pela primeira vez. Ela vai preparar picadinho de queijo e o falso lombo, todos ao molho de café. Veterana em outros festivais, Ana Rosa revela que a ansiedade é muito grande, pois gosta de ver a reação das pessoas ao experimentar os pratos.

“No último festival do milho de que participei, as pessoas achavam o máximo provar comidas diferentes, feitas à base de milho. Imagino que,  com o café,  será a mesma coisa”, compara Ana Rosa.

Seminário

Com 23 anos de história, o Seminário do Café de Patrocínio é um dos mais tradicionais eventos do agronegócio de café no Brasil. Nele serão discutidos temas como o papel da agricultura familiar no desenvolvimento rural sustentável; políticas públicas para povos e comunidades; ações para o fortalecimento da agricultura familiar; e propostas governamentais para o fortalecimento do segmento.

Serão debatidos também no encontro os problemas e as soluções de interesse dos cafeicultores, seja na área técnica, econômica, pesquisa ou de tecnologia.

Neste ano, os visitantes poderão participar de painéis temáticos, palestras técnicas oferecidas pela Emater-MG, workshops, negociar sacas de cafés, conhecer máquinas e implementos, trocar experiências e realizar negócios com os principais fornecedores do segmento.

Paralelamente, o festival vai começar às 20h30, no restaurante do Parque de Exposições, logo após a cerimônia de abertura oficial do Seminário do Café.

Clique aqui para conferir a  programação do 23º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro.

 

Serviço/4º Festival de Pratos Típicos Café em Evidência

Horário: 20h30

Local: Restaurante Parque de Exposições Brumados dos Pavões

Endereço: Avenida Marciano Pires 1118, bairro Santo Antônio, Patrocínio

Informações: (34) 3831-3405 (34) 3831-8080

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato