Minas por Região
Gestão

15h42min - 25 de Maio de 2015 Atualizado em 15h49min

FJP adota o Enem como primeira etapa do curso para especialista em gestão pública

Processo seletivo passa a ser composto por três etapas. Além do exame nacional, também serão aplicadas provas dissertativas e curso de graduação

A Fundação João Pinheiro (FJP), instituição de pesquisa e ensino ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), irá adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa do concurso público para ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Nesse novo formato, o concurso substitui o vestibular, que era realizado até 2014, passando a ter três etapas: Enem 2015, provas dissertativas e curso de graduação em administração pública.

“Introduzir o Enem na primeira etapa do concurso é a real democratização do acesso à FJP e ao Governo do Estado de Minas Gerais, já que o curso de graduação em administração pública é a forma de ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Era uma contradição a Escola de Governo não usar o Enem”, observa o secretário de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Helvécio Magalhães.

“Agora estamos corrigindo isso e dando um passo importante para democratizar a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. Esse é um fato histórico, considerando que a Fundação João Pinheiro é uma escola pública que forma os gestores públicos do Estado e é a forma de ingresso nessa carreira de Estado”, completa o secretário.

Os interessados em participar do concurso público devem se inscrever no Enem 2015, de 25 de maio a 5 de junho, e no concurso público, de 25 de julho a 20 de setembro, no endereço www.idecan.org.br. O valor da inscrição é de R$ 120,00.

A primeira etapa do concurso público será composta pelas provas do Enem 2015, que serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, e a segunda etapa, pelas provas aplicadas pelo Idecan em 17 de janeiro de 2016. O curso de graduação em administração pública, com duração de quatro anos, é a terceira etapa deste concurso.

Após graduado no curso de administração pública, o candidato estará apto a ingressar na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. A carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 4.780,00. Ao todo, são 80 vagas, sendo oito reservadas para pessoas com deficiência.

Clique aqui para abrir o edital.

Etapas do processo seletivo

Na primeira etapa o candidato deverá obter a pontuação mínima de 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na redação do Enem 2015. Não serão aceitos resultados do Enem de anos anteriores. Esta etapa é pré-requisito para as seguintes.

A segunda etapa será composta por provas dissertativas de matemática e história. Serão aprovados os 80 primeiros classificados, que deverão se matricular no curso de graduação em administração pública, ministrado pela Escola de Governo da FJP.

Na terceira etapa o candidato deverá cursar e ser aprovado no curso de graduação em administração pública ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e cumprir os demais requisitos legais específicos para ingresso na carreira.

Curso e carreira

Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em administração pública é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece ao aluno bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo (desde que o aluno não tenha sido reprovado em três disciplinas do curso). O estudante deve ter dedicação exclusiva e, após formado, será nomeado para atuar em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.

As principais atribuições do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental são a formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Esses profissionais também podem atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato