Minas por Região
Infraestrutura | Cultura

17h50min - 09 de Junho de 2015 Atualizado em 18h09min

Fórum debate relação entre o patrimônio cultural e as cidades

Evento pretende reunir pessoas de todo o Brasil para ampla discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação do patrimônio cultural do país

O VII Fórum Mestres e Conselheiros, que reunirá pesquisadores, estudantes e educadores ligados à preservação do patrimônio cultural e planejamento urbano, além de membros dos conselhos municipais do patrimônio e profissionais envolvidos com as políticas públicas de promoção de bens culturais, será realizado na capital nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

A sétima edição do evento, conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/IEPHA na organização e terá como temática central “Agentes Multiplicadores: Patrimônio e cidades”.

O fórum pretende reunir pessoas de todo o Brasil, com o objetivo de propiciar um espaço de discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação do patrimônio cultural do país. Para isso, diversos trabalhos de municípios e grupos participantes foram inscritos previamente para apresentação e troca de experiências durante o evento. A abertura do fórum será realizada pela presidente do IEPHA, Michele Arroyo.

Segundo os organizadores, a municipalização das políticas de preservação do patrimônio cultural ganha força no Brasil. É crescente o número de municípios que têm seus próprios conselhos de patrimônio e que vêm desenvolvendo ações para defender e preservar suas edificações, espaços públicos, coleções, acervos, festas e tradições orais, entre outros. Para se discutir essas experiências de municipalização em curso surgiu em 2008 este Fórum, inicialmente voltado para Minas Gerais e que desde 2009 se estendeu para todo o país.

A ideia é congregar num mesmo evento os agentes que formulam e efetivam as políticas a nível municipal e os pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação em nosso país, para realizar uma avaliação do processo de municipalização no Brasil, suas premissas, instrumentos utilizados, arranjos institucionais, resultados e possibilidades de financiamento.

O Professor Leonardo Castriota, Presidente do IEDS, chama a atenção para a importância da iniciativa, que tem se tornado referência no país. “O Fórum é praticamente o único evento de abrangência nacional que reúne, no mesmo local, estudantes e pesquisadores da área e aqueles que estão na operacionalização das políticas do patrimônio, nos órgãos estaduais e municípios”, relata o professor.

O VII Fórum Mestres e Conselheiros é organizado pelo Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (Ieds), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Escola de Arquitetura da UFMG e Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

O evento deste ano terá a participação de aproximadamente 461 pessoas, sendo 318 de Minas Gerais e 143 de outros estados.

Temática

O Encontro se organiza em conferências, mesas redondas e apresentações de comunicações, estruturados a partir de dois temários centrais: “Patrimônio e cidades” e “Os Desafios da Educação Patrimonial”, subdividido em alguns eixos temáticos.

VII Fórum de Mestres e Conselheiros

Quando: 10, 11 e 12 de junho

Horário: De 8h às 18h

Onde: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - Rua da Bahia, 2020, Lourdes - Belo Horizonte.

Informações: www.forumpatrimoniomestres.com

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato