Minas por Região
Governo

14h33min - 31 de Julho de 2015 Atualizado em 14h29min

Fórum Regional de Governo tem a sua segunda etapa no Território Vale do Aço

Integrantes de movimentos sociais e sociedade civil da região se reúnem para indicar as prioridades dentro dos cinco eixos de ação

O município de Ipatinga recebe, neste sábado (1/8), a segunda etapa do Fórum Regional de Governo para o Território Vale do Aço. O objetivo desta etapa é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial.

A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários vão decidir quais são as prioridades das 33 cidades que compõem a região. A primeira rodada de discussões também aconteceu na cidade, no início deste mês (8/7).

Para facilitar o apontamento das demandas, os participantes devem preencher o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.

Quem recebeu o documento na primeira etapa do Fórum poderá entregá-lo neste novo encontro. Vale lembrar que o prazo para submeter sugestões vence neste sábado, durante a realização da segunda etapa.

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também vai participar do evento em Ipatinga para recolher críticas, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços públicos.

Os territórios Norte (Montes Claros), Mucuri (Teófilo Otoni), Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Sudoeste (Passos), Zona da Mata (Juiz de Fora) e Vertentes (São João del-Rei) já receberam a primeira etapa dos fóruns.Norte (Montes Claros), Médio e Baixo Jequitinhonha (Almenara) e Mucuri (Teófilo Otoni)  já realizaram a segunda etapa. Agora é a vez do Vale do Aço prosseguir com os trabalhos.

Próximos passos

O próximo passo do programa é finalizar os diagnósticos territoriais  e, com eles, construir dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) - planejamento de atuação do Governo para os próximos quatro anos - e o Plano Mineiro de Desenvolvimento integrado (PMDI), que consolida políticas públicas em longo prazo.

Saiba mais

Os Fóruns Regionais de Governo são um novo modelo de gestão no Estado e foi criado para dar voz à sociedade. Assim, cidadãos podem se manifestar em busca de soluções específicas para as diferentes localidades de Minas Gerais. Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento,  com uma sede em cada.

Neste primeiro ano serão levantadas as prioridades das regiões e, a partir de 2016, os encontros servirão como canal de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de  Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Participação ativa

A proposta dos Fóruns Regionais de Governo consiste em convidar, periodicamente, a população a comparecer às reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, entre outras modalidades de diálogo. Estas participações garantem espaços democráticos para o planejamento das ações, a fim de promover desenvolvimento econômico e social.

O acompanhamento técnico de todas as etapas fica a cargo  do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do Governo e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado é responsável pelo encaminhamento das demandas levantadas nos fóruns.

Serviço Fórum Regional de Governo Território Vale do Aço

Data: 1º de agosto

Horário: 8 horas

Local: FIEMG - Av. Pedro Linhares Gome, 5431 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato