Minas por Região
Governo

11h50min - 05 de Outubro de 2015 Atualizado em 12h14min

Fórum Regional Oeste define prioridades para a região

Participantes identificaram e debateram 150 problemas locais, que incluem a implantação de um polo tecnológico e mais atenção para a rede de urgência em saúde

Philippe Hipólito
Dez demandas de cada um dos eixos temáticos do Fórum foram selecionadas nesta segunda rodada
Dez demandas de cada um dos eixos temáticos do Fórum foram selecionadas nesta segunda rodada

Um total de 430 pessoas se reuniram, no último dia 1o de outubro, em Divinópolis, para debater as prioridades do Território Oeste, composto por 56 municípios. A segunda rodada do Fórum Regional de Governo identificou 150 problemas locais, que posteriormente resultaram em uma seleção de dez demandas em cada um dos cinco eixos temáticos do Fórum: Educação e Cultura; Proteção Social e Saúde; Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica; Segurança; e Infraestrutura e Logística.

Representante do Movimento que Luta Educa, Maria Catarina Vale, de Divinópolis, veio ao Fórum para reivindicar melhor atendimento do Ipsemg na região e a criação de uma mídia alternativa para a população da região.

Ela destacou a importância do Fórum como canal de participação popular. “Antes do primeiro passo precisamos ter um olhar mais coletivo para as nossas demandas”, disse Catarina, que foi eleita uma das representantes do território no Comitê de Planejamento Territorial (Complete).

Já a socióloga Adriana Eva Cardoso, do Sindicato dos Servidores do Centro-Oeste de Minas Gerais,  pleiteia um programa de qualificação profissional e a inclusão produtiva para os jovens em situação de vulnerabilidade social. Ela também reivindica o passe social para os jovens de ensino médio como outra prioridade importante para a região.

Cidade Tecnológica

Uma das principais demandas da área de Desenvolvimento Produtivo apresentada foi a implantar um polo de inovação tecnológica nas instalações da Uemg – Unidade Divinópolis, que inclui a criação da Cidade Tecnológica do Centro-Oeste, em Divinópolis. É um projeto de um Parque Tecnológico de terceira geração. É necessário o apoio e participação do poder público por intermédio de seus instrumentos fiscais, de apoio tecnológico e de serviços.

Já na área de Proteção Social e Saúde, os participantes estabeleceram como prioridade o fortalecimento da rede de urgência e emergência com todos os seus componentes, incluindo  maior número de leitos de UTI e mais ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Para o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland  Silberschneider, a territorialização das políticas públicas, que tende a romper com a tradicional natureza administrativa de alguns órgãos regionais, está provocando a articulação desses órgãos para ler os problemas regionais do estado, de forma a atuar conjuntamente e iniciar um processo de convergência de esforços.

Acompanhamento 

O objetivo dos Fóruns Regionais de Governo é oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. Os dados levantados juntamente com a população irão ajudar na elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). 

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o secretário-adjunto Silberschneider anunciou os representantes eleitos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas do Território Oeste identificados pela população.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato