18h03min - 09 de Junho de 2015 Atualizado em 08h46min - 10 de Junho de 2015

Franceses e mineiros discutem propostas para enfrentar as mudanças climáticas

Minas e a região de Nord-Pas de Calais possuem estreitos laços de cooperação. Mostra apresenta fotos que valorizam o crescimento sustentável

Wellington Pedro/Imprensa MG
Exposição de fotos na Cidade Administrativa mostra o impacto das mudanças climáticas no mundo

A delegação da região francesa de Nord-Pas de Calais iniciou, nesta terça-feira (9/6), agenda de compromissos em Minas Gerais. Mineiros e franceses se encontraram na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e debateram sobre os preparativos para a COP 21, Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que acontecerá em dezembro deste ano em Paris e contará com a presença de líderes de aproximadamente 190 países do mundo.

O seminário Minas Gerais e França Rumo à COP 21: Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável contou com a presença de representantes do Governo de Minas Gerais, da região de Nord-Pas de Calais, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Embaixada da França e Consulado-Geral da França e Consulado de Minas Gerais.

Minas Gerais e a região de Nord-Pas de Calais possuem estreitos laços de cooperação, firmados por meio de acordos que abrangem diversas áreas, entre elas ações em prol do meio ambiente. Nos últimos anos, a região de Nord-Pas de Calais tem auxiliado Minas Gerais na elaboração do Plano de Energia e Mudanças Climáticas.

O governo regional francês convidou a Enviro Consult, empresa de consultoria francesa que possui expertise internacional no tema, para elaborar o plano, que contemplou um amplo diagnóstico de vulnerabilidades regionais no contexto das mudanças climáticas.

“A 21 COP é o principal evento direcionado a discutir o enfrentamento das mudanças climáticas. Esse encontro prepara Minas Gerais para ter um papel de destaque na conferência das Nações Unidas”, enfatizou o chefe da assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo de Oliveira Perpétuo.

De acordo com Rodrigo de Oliveira, o Plano de Energia e Mudanças Climáticas está sendo discutido e será validado em breve. “Minas Gerais buscou a cooperação para trazer para o estado o que há de vanguarda no que diz respeito às mudanças climáticas”, salientou.

Entre outras medidas previstas, Rodrigo de Oliveira destaca a parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a AFD, que vai destinar recursos para que os municípios mineiros desenvolvam projetos relacionados à valorizção e preservação do meio ambiente.

Exposição fotográfica

Nesta terça-feira (9/6), também foi inaugurada na Cidade Administrativa a exposição 60 Soluções Diante das Mudanças Climáticas. A delegação francesa e representantes da Assessoria de Relações Internacionais e da Secretaria de Meio Ambiente fizeram a abertura da exposição.

Com o intuito de conscientizar as pessoas, a mostra apresenta fotografias que retratam o impacto das mudanças climáticas. A exposição também valoriza soluções concretas encontradas em diversas partes do mundo em favor de um modelo de crescimento sustentável.

O uso de energia renovável e lilmpa, a melhora da mobilidade urbana, a construção de prédios eficientes, o reaproveitamento dos resíduos sólidos e o gerencimento da água tratada são alguns dos assuntos mencionados. A mostra é realizada por uma parceria entre o fotógrafo Yann Arthus-Betrand e a Fundação GoodPlanet.