12h32min - 21 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h37min

Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para os cursos de extensão do 2º semestre

Conteúdos são voltados principalmente para educadores e pesquisadores e abordam diferentes aspectos da arte, como cinema, música e quadrinhos

Paulo Lacerda/FCS

Estão abertas as inscrições para cinco dos seis cursos de extensão oferecidos pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) no 2º semestre de 2015. São principalmente voltados para educadores e pesquisadores e abordam diferentes aspectos da arte, como o cinema, a música e os quadrinhos.

As aulas serão ministradas entre setembro e novembro, sempre no Palácio das Artes. Em setembro, a FCS irá abrir a inscrição para o curso Dança e Educação, o último dos seis cursos de extensão oferecidos neste semestre.

Confira os cursos:

Quadrinhos, Linguagem e História

Ministrado pelo professor Márcio dos Santos Rodrigues, o curso Quadrinhos, Linguagem e História chega à sua 6ª edição e aborda a linguagem das histórias em quadrinhos e o contexto histórico das publicações. A atividade é voltada, principalmente, para profissionais de educação e oferece 40 vagas.

O curso é recomendado para professores e educadores que buscam novas formas de trabalhar a didática dentro de sala de aula, com a utilização de diferentes linguagens. Por meio da narrativa dos quadrinhos, o professor Márcio dos Santos Rodrigues vai contextualizar as produções ao longo dos anos, bem como os vários estilos e tradições em diferentes países.

Ditadura na Tela

Realizado em parceria com o Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, o curso ministrado pelos pesquisadores Carolina Dellamore, Gabriel Amato e Natália Batista é voltado para professores e graduandos em licenciaturas.

Abordando a ditadura militar através da linguagem cinematográfica documental, o objetivo do curso é gerar debates sobre as possibilidades de abordagem da temática na sala de aula. O curso será realizado nas manhãs de sexta-feira, de 4 de setembro a 9 de fevereiro, e serão disponibilizadas 40 vagas.

A Influência Africana na Música Popular das Américas

Com a proposta de analisar e identificar, por meio de exemplos sonoros, como a cultura musical africana afetou a produção de música nas Américas, o curso tem a sua primeira edição disponibilizando 40 vagas. Quem conduz as aulas é o maestro e músico cubano Nestor Lombida, que realizou extensa pesquisa sobre a música africana e suas reverberações nas Américas.

Analisando diferentes ritmos, o curso irá investigar elementos que unificam a influência africana com a cultura popular de diferentes países. As aulas terão como base vídeos e músicas para proporcionar uma visão mais abrangente e de fácil compreensão para os alunos. Fazem parte do público alvo profissionais da música, artistas, educadores, e demais interessados no tema.

Ícones da Música Ocidental - Séculos XIX e XX

Em sua quarta edição, o curso é ministrado pelo professor Andersen Viana e tem como objetivo proporcionar análises múltiplas de grandes obras musicais e ícones da música dos séculos XIX e XX. A atividade é voltada para jovens e adultos e oferece 40 vagas.

Profissionais das artes cênicas, escritores, bailarinos, músicos, estudantes do audiovisual e professores são os principais interessados no curso, segundo o produtor cultural Andersen Viana. Para ele, todos que tenham interesse pela arte em geral e disponibilidade para pesquisar estão aptos a participar das aulas.

Misturando teoria e prática, o curso propõe o estudo de textos acadêmicos analíticos já existentes sobre as obras a serem estudadas, acesso a técnicas de criação de ensaios críticos, análise audiovisual a partir das obras musicais produzidas em filmes, produção de ensaios pelos alunos, apresentação de fábulas musicais, e discussões coletivas. O objeto dessas ações é oferecer base para as análises sobre os ícones da música dos séculos XIX e XX e suscitar o debate e a crítica.

Introdução à Regência

Apresentar as práticas de regência, principalmente do Canto Coral, é o objetivo principal do curso que acontece de 15 de setembro a 24 de novembro. O papel do regente enquanto intérprete e coautor da obra de arte e outras questões - como o relacionamento entre maestro, cantor e grupo - também serão abordadas pelo ministrante Márcio Miranda Pontes.

Márcio, que possui graduação em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais, atuou como maestro do Coral Lírico de Minas Gerais e é atualmente professor do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado.

O público ao qual o curso é destinado é composto por regentes, instrumentistas, cantores e participantes de grupos musicais, que apesar de atuarem e terem experiência na área, não possuem formação acadêmica musical. Como pré-requisito para inscrição, o candidato deve saber executar a leitura de partituras. São disponibilizadas 12 vagas.

Serviço:

Evento: Curso Quadrinhos, Linguagem e História – 6ª edição