15h28min - 15 de Junho de 2015 Atualizado em 15h42min

Fundação Clóvis Salgado apresenta mostra com trabalhos marcados pela contemporaneidade

Exposição vai apresentar um recorte de projetos que se destacaram na 31ª Bienal de São Paulo. Pela primeira vez, Cine Humberto Mauro entrará no circuito

Pedro Ivo Trasferetti
O filme Inferno, de Yael Bartana, será destaque na primeira participação do Cine Humberto Mauro no circuito itinerante

O Palácio das Artes recebe, de 26 de junho a 9 de agosto, a seleção de aproximadamente 20 projetos da "31ª Bienal de São Paulo – Como (...) coisas que não existem". Neste recorte, promovido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), estarão reunidos trabalhos de artistas de 16 países, com oportunidade para o público conferir projetos que se destacam pela contemporaneidade.

A novidade de mais uma itinerância da Bienal é o fato de, pela primeira vez, o Cine Humberto Mauro integrar o circuito de visitações e receber um projeto audiovisual. Junto a ele, na mostra, estarão a Grande Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard e as galerias Arlinda Correa Lima e Genesco Murta. A curadoria da exposição é de Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv.

Parceria

A mostra é resultado de um acordo firmado entre a Fundação Bienal de São Paulo e a Fundação Clóvis Salgado, que resultou nas itinerâncias das 29ª e 30ª Bienal, realizadas em 2011 e 2013, respectivamente. Ao todo, mais de 127 mil visitantes compareceram às seleções de obras no Palácio das Artes.

“A itinerância da Bienal de São Paulo chega à Fundação Clóvis Salgado, consolida uma parceria não apenas entre as instituições, mas entre um público amplo, diverso e atento aos movimentos da contemporaneidade. As galerias do Palácio das Artes, consideradas importantes vritrines mundiais do segmento, recebem um recorte especialmente pensado pelos curadores da 31ª edição da Bienal", comenta a gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, Uiara Azevedo.

Em sua 31ª edição, a Bienal, concluída em dezembro, procurou abordar a condição contemporânea por meio de obras concebidas dentro do conceito de “projeto”, muitos deles realizados em colaboração entre artistas, coletivos de artistas e profissionais de outras áreas. A relação de obras traz fotografias, vídeos, instalações, desenhos e também performances.

Segundo Pablo Lafuente, um dos responsáveis pela curadoria da itinerância, a seleção de obras que chega a Belo Horizonte conserva a característica original da Bienal, e se “centra em questões de visibilidade política, de gênero, de coisas, eventos, pessoas e conceitos que ainda não existem, mas que podem existir se fazemos um esforço de produção e imaginação”, explica.

Ao se adequarem às características da Fundação Clóvis Salgado, as obras adquirem novas potencialidades, de acordo com Lafuente. “Uma coisa muito interessante das itinerâncias é ver como um trabalho muda com o novo contexto – a instituição, o público e a cidade. A 31ª Bienal tinha ênfase em questões que afetam o Brasil hoje (todo o Brasil), e questões que afetam também partes do Brasil, mas que pensamos que são um horizonte compartilhado por todos os brasileiros – questões indígenas, questões de violência de estado, de gênero”, completa.

Novos significados

Para o curador Pablo Lafuente, os projetos de Graziela Kunsch, Arthur Scovino, Ana Lira e da mineira Marta Neves, são algumas das propostas que ganham outra dimensão.

Intitulado 'Não Ideias', o projeto de Marta Neves expõe momentos da vida em que o ser humano é obrigado a pensar e agir de modo automático. A belo-horizontina vai ocupar espaços da Fundação Clóvis Salgado com faixas que trazem frases sobre situações não resolvidas e de fracasso.

Casa de Caboclo, de Arthur Scovino, será instalada na galeria Genesco Murta e reúne fotografias do próprio artista, símbolos religiosos e elementos naturais, como samambaiais e espadas-de-são-jorge. A proposta de Scovino é estabelecer uma relação entre os objetos que ocupam a casa com a imagem do caboclo, figura conhecida pela miscigenação étnica.

E, pela primeira vez, em três edições da itinerância da Bienal de São Paulo na Fundação Clóvis Salgado, o Cine Humberto Mauro vai integrar o circuito de exposições. A tradicional sala de cinema da capital recebe o filme Inferno, de Yael Bartana. O vídeo, que dura cerca de 20 minutos, será exibido em projeção digital e explora símbolos sagrados e pagãos, além de simular a destruição de um iminente templo religioso na capital paulista.

Mostra itinerante

O programa de exposições itinerantes da 31ª Bienal contempla mostras em seis cidades do Brasil e uma no exterior. Diferentes recortes de obras da mostra "Como (...) coisas que não existem", que, em 2014, apresentou 87 projetos artísticos na capital paulista, viajam para São José dos Campos/SP (FAAP), Campinas/SP (SESC), Juiz de Fora/MG (Museu de Arte Murilo Mendes), Ribeirão Preto/SP (FAAP), São José do Rio Preto/SP (SESC), Belo Horizonte/MG (Palácio das Artes) e Porto, em Portugal. Esta é, inclusive,a primeira viagem intrnacional do programa desde a sua criação, em 2011.

Para Luís Terepins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, as itinerâncias buscam expandir os intercâmbios possíveis entre a vida cultural de São Paulo e os espaços expositivos no país e no exterior, projetando as questões da 31a Bienal rumo a novos públicos e novas direções.

Serviço:

31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas

Local:
Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537, Centro - Belo Horizonte/MG

Data: 26 de junho a 9 de agosto de 2015

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: Livre com exceção da obra “Sergio e Simone” de Virginia Medeiros, com classificação indicada de 18 anos.