09h22min - 07 de Outubro de 2014 Atualizado em 09h21min

Fundação Clóvis Salgado realiza exposição de arte contemporânea para crianças

Visitantes terão contato com obras de Lygia Clark, Regina Silveira, Mira Schendel, Geraldo de Barros, Leonilson e Frans Krajcberg

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza até o dia 9 de novembro a exposição inédita Arte à Primeira Vista: páginas de uma história. A mostra de arte contemporânea é dedicada às crianças, mas poderá ser apreciada por todos os públicos e reúne trabalhos de Lygia Clark, Regina Silveira, Mira Schendel, Geraldo de Barros, Leonilson e FransKrajcberg, com curadoria de Renata Sant’Anna e Valquíria Prates.

Arte à Primeira Vista apresentará 86 obras expostas na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. A partir de outubro, a Galeria Arlinda Corrêa Lima se transformará em um grande ateliê que abrigará uma série de atividades educativas. Haverá também uma instalação da artista Regina Silveira, intitulada Bordadura, concebida especialmente para a fachada do Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena.

Arte à Primeira Vista: páginas de uma história

A exposição se apresenta como um espaço de resgate e resignificação da história da arte contemporânea brasileira a partir do olhar do público. Segundo Valquíria Prates, a seleção dos artistas buscou a diversidade de conceitos, propostas, suportes, espaços e temáticas das obras relevantes para a trajetória da arte brasileira. O recorte priorizou a escolha de artistas cuja produção conquistou destaque na segunda metade do século XX. Os nomes escolhidos apresentam uma vasta produção, tanto no que diz respeito à sua temática, quanto na exploração de diferentes materiais e técnicas. Os artistas exploram a construção de trabalhos focados na pesquisa e no processo em determinadas linguagens artísticas.

“A exposição pretende ser um espaço de trocas e interação, em que o público terá a oportunidade de vivenciar experiências com as obras de maneira ampla. Os visitantes poderão, além de fruir das obras e do espaço, participar de propostas práticas que buscam aproximá-los do processo de criação e pesquisa dos artistas”, afirma a curadora Renata Sant’Anna.

A mediação será feita pelos arte/educadores do Programa Educativo em Artes Visuais da FCS. A mostra, aliada às diversas atividades propostas, pretende convidar crianças e público interessado para uma iniciação à arte contemporânea.

A exposição conta com obras das fases Objetos Sensoriais e Fantasmática do Corpo, de Lygia Clark; obras das séries Sobras e Fotoformas, de Geraldo de Barros; as séries Toquinhos e Frutinhas, de Mira Schendel; Gigante com Flores e O Navio, de Leonilson; Mundus Admirabilis e Rerum Naturae, de Regina Silveira, entre outras.

Atividades Educativas

Um diferencial desta exposição serão as ações educativas. Além da mediação na exposição, acontecerão percursos temáticos, visitas mediadas para professores e educadores e oficinas para crianças e famílias. As curadoras Renata Sant’Anna e Valquíria Prates também oferecerão minicursos sobre Arte Contemporânea e sua relação com a aprendizagem. A exposição e as ações educativas foram pensadas a fim de despertar o interesse do público infantil pela arte, ampliando, assim, seu repertório visual e sensibilidade estética, além de construir conhecimentos sobre Arte.

Ateliê Educativo

Durante o ateliê educativo, voltado para as famílias, na Galeria Arlinda Corrêa Lima, serão apresentadas ao público atividades propostas pelas curadoras e pelos arte-educadores da FCS, sempre relacionadas às obras e artistas na exposição. Uma referência importante para a elaboração das atividades foi a coleção de livros “Arte à primeira vista”, publicados pelas curadoras em 2005.

A criança será convidada a organizar seus conhecimentos sobre a produção do artista, unindo poética, prática e reflexão sobre a obra para desenvolver o conhecimento das artes visuais. Para as curadoras, introduzir o público infantil nesse universo significa garantir sua presença na construção de um mundo que reconhece na cultura a fonte de seus valores essenciais.

Programa Educativo em Artes Visuais

Implantado em 2011, o Programa Educativo em Artes Visuais foi concebido como um dos pólos norteadores das diversas ações da Fundação Clóvis Salgado e como um programa permanente de ação educativa, mobilizador de uma ampla política de atendimento ao público, espaço de expressão e escuta e de ampliação das oportunidades educativas na instituição. O programa atende estudantes e grupos, e também foca na formação dos educadores e professores, a fim de que possam se aprimorar acerca dos processos de aprendizagem em artes. Desde 2013, cerca de 40 mil pessoas já participaram das atividades oferecidas pelo programa.

Serviço:

- Exposição Arte à Primeira Vista: páginas de uma história

Até 9 de novembro

Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard (Palácio das Artes)

Obras de Lygia Clark, Regina Silveira, Mira Schendel, Geraldo de Barros, Leonilson e Frans Krajcberg

Terça a sábado de 9h30 às 21h

Domingo de 16h às 21h

- Programa Educativo em Artes Visuais

Agendamentos: (31) 3236-7471

agendamento.educativo.@fcs.mg.gov.br

Visitas mediadas. De terça a sábado, das 9h30 às 21h; aos domingos,

das 16h às 21h - Duração aproximada: 1h30

Visitas para professores e educadores. Quarta-feira, dia 25 de setembro, de 19h às 20h30, e sábado, dia 4 de outubro, de 10h30 as 12h. Duração aproximada: 1h30

Percurso temático aos finais de semana.

Sábados, às 10h30 e 18h30; domingos, às 16h30.

- Ateliê Educativo

De 22 de Outubro a 9 de Novembro

Galeria Arlinda Corrêa Lima (Palácio das Artes)