09h00min - 02 de Julho de 2014 Atualizado em 17h30min - 01 de Julho de 2014

Fundação de Arte de Ouro Preto apresenta exposição Esquina com Relíquias

Objetivo é promover um passeio noturno por entre os casarões e fachadas iluminadas, levando à reflexão sobre o tempo, corpo e memória da cidade

Divulgação/Faop
Exposição foi montada pelos artistas Renato Almeida e Miriam Chiara

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), curadora de Artes Visuais do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014, apresenta a exposição Esquina com Relíquias, dos artistas Renato Almeida e Miriam Chiara. A mostra propõe um passeio noturno, que convida à reflexão sobre o tempo, o corpo e a memória.

Os artistas Renato Almeida e Miriam Chiara abrem os álbuns das famílias ouro-pretanas e devolvem para Ouro Preto fragmentos ligados à sua memória e seus ritos de passagem pelas histórias de vida que compõe a cidade.

Os casarões do Caminho do Tronco, correspondidos pelos bairros Antônio Dias, Centro, Rosário e Cabeças, ao cair da noite, iluminam suas fachadas e revelam as memórias ali reservadas pelas fotos de seus álbuns familiares, onde cada imagem traz um arcabouço de lembranças que rememoram o passado.

Moldados nas penumbras das janelas, os recortes imagéticos capturam os olhares de quem por ali passa. As imagens de corpos materializados por suas  memórias, marcados e modificados pelas linhas do tempo, despertam significâncias que fazem com que cada uma dessas histórias registradas se misture com nossas próprias vidas. Passamos a fazer parte das marcas, lembranças, lugares e sentimentos expressos em cada fotografia, tornando o desconhecido, íntimo.

A mostra terá início no dia 12 de julho, às 18h, e as fotos poderão ser conferidas nas janelas dos casarões do Caminho do Tronco. O percurso pode ser visitado até o dia 3 de agosto. Para melhor apreciação, a Faop sugere que a visita seja iniciada a partir das 18h, para melhor aproveitamento do efeito de iluminação das casas.

Oficina

Ampliando as perspectivas da exposição, Renato Almeida e Miriam Chiara levam para o Núcleo de Arte da Faop uma oficina, com o objetivo de instigar o trabalho e a discussão sobre a fotografia para além de seus aspectos históricos.

A oficina acontece nos dias 7, 8, 9 de julho, de 9h às 12h, e no dia 12 de julho, a partir de 18h, no Núcleo de Arte daFaop, situado na Praça Antônio Dias, 80, Antônio Dias – Ouro Preto/MG. Os interessados em participar devem fazer inscrições prévias no site do Festival e pagar uma taxa de R$25,00.

O Festival oferece isenção da taxa para os moradores das duas cidades e para os  estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Para obter o benefício, é necessário anexar ao boleto de pagamento uma cópia do comprovante de residência ou de um documento que comprove o recebimento de auxílio estudantil pela Universidade.

Os documentos devem ser entregues no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, situado na Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar, Ouro Preto | MG, de 9h às 12h e de 13h às 18h, ou no Centro de Extensão do Instituto de Ciências Humanas e Sociais | ICHS, localizado na Rua do Seminário, Centro, Mariana – MG, de 8h às 12h e de 13h às 19h.

Sobre os artistas

Renato Almeida, natural de Belo Horizonte, é graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua na área de Cinema e Fotografia. Miriam Chiara, mestre em Criação, Crítica e Preservação da Imagem pela UFMG, desenvolve pesquisas nas áreas de Imagem, Poesia, Fotografia e Memória. Nesse trabalho, os artistas arejam antigas recordações e dão luz a fragmentos poéticos onde a existência deixa de ser apenas física e transcende pelas memórias que sobrevivem ao corpo.