08h55min - 27 de Novembro de 2014 Atualizado em 08h53min

Fundação João Pinheiro e Ipea lançam reedição do dicionário Saint-Adolphe

“Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil” apresenta uma descrição geral e circunstanciada do país no século XIX

Nesta sexta-feira (28/11), às 10h, a Fundação João Pinheiro e o Ipea lançam, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, a reedição crítica do Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil, do militar francês Milliet de Saint-Adolphe. Reeditado pela Coleção Mineiriana, o título foi originalmente escrito durante os 26 anos de residência do autor em território nacional. Publicada em 1845, a obra foi uma das primeiras a ultrapassar o recorte provincial e oferecer uma descrição geral e circunstanciada de todo o Império brasileiro.

De forma ambiciosa, Saint-Adolphe se propôs a fornecer um panorama do estágio de desenvolvimento de cada província, cidade, vila e aldeia do país, destacando seus aspectos históricos, dados de população, comércio, indústria, agricultura e mineração. No âmbito da geografia, traz o nome e a descrição dos rios, lagoas, serras e montes, dedicando especial atenção, no caso das aglomerações urbanas, aos estabelecimentos escolares e setores produtivos.

O dicionário é, além disso, um verdadeiro guia de viagem, com informações detalhadas sobre as condições de navegabilidade dos rios e dos principais caminhos e estradas, e curiosidades sobre povoados, com detalhes sobre sua fundação e características da época, traçando relações históricas entre as comunidades do passado e as atuais povoações brasileiras.

Dentro dos padrões editoriais adotados pela Fundação João Pinheiro e pelo Ipea, o Dicionário de Milliet de Saint-Adolphe teve sua ortografia atualizada e foi acrescido de índices que facilitam bastante a sua consulta, como o de topônimos atualizados, de nomes e personagens históricos citados pelo autor e o índice dos verbetes agrupados por província.

A obra conta também com dois estudos introdutórios de historiadores brasileiros: o primeiro, de autoria de Renato Pinto Venâncio, busca desvendar alguns aspectos da vida nebulosa de Milliet de Saint-Adolphe e do processo de escrita e construção do dicionário; e o segundo, de Maria do Carmo Andrade Gomes, trata da documentação cartográfica que consta da obra.

Coleção Mineiriana

Programa editorial iniciado em 1993 pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, a Coleção Mineiriana completa 41 títulos lançados com esta obra. Os livros que compõem a coleção são edições atualizadas de manuscritos inéditos dos séculos XVIII, XIX e XX, obras fundamentais de referência e de pesquisa, traduções de textos de viajantes inéditos em português, reedições revistas de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira, além de estudos e ensaios sobre temas de importância para o conhecimento de Minas Gerais e do país.