Infraestrutura | Economia / Desenvolvimento

16h15min - 07 de Maio de 2015 Atualizado em 16h23min

Gasmig vai expandir rede de gás natural e ampliar número de clientes

Em entrevista à Agência Minas, o presidente da Companhia, Eduardo Ferreira, destaca a retomada de obras na capital e RMBH e as metas para a sequência de trabalho

Divulgação/Gasmig
O presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Eduardo Ferreira

O gás natural é um combustível mais econômico, limpo e menos poluente, com diversas vantagens e benefícios, como a redução do consumo global de energia e a diminuição do custo de seguro, transporte e armazenagem.  Em Minas Gerais, a distribuição canalizada do insumo energético é feita exclusivamente pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), responsável pelo atendimento a segmentos industrial, residencial, gás natural liquefeito, automotivo e termelétrico, uso geral e residencial.

Universalizar o uso do gás natural em Minas Gerais é um dos objetivos centrais apontados pelo atual presidente da Gasmig, Eduardo Ferreira. A recente retomada de obras em Belo Horizonte, após alinhamentos com a prefeitura municipal, reforça esse propósito. Trabalhos também estão em andamento para testes na rede de distribuição e sua consequente ampliação.

Em entrevista à Agência Minas Gerais, o presidente da Companhia destaca avanços em pesquisa para a expansão da rede de gás natural, que vai chegar a novos bairros da capital e RMBH. Além disso, com muita entrega e dedicação, a Gasmig pretende alcançar uma meta ousada: saltar de 2,5 mil para pelo menos 80 mil clientes até 2018. Confira a entrevista:

Agência Minas Gerais: Como a retomada de obras será importante para o adensamento da rede de distribuição da Gasmig?

Eduardo Ferreira: A retomada é fundamental para manter em dia o cronograma de obras e também a nossa meta de acolher cerca de 80 mil clientes até 2018, demanda que já pode ser atendida com a rede que temos construída. Atualmente, temos mais de duas mil unidades domiciliares que já consomem gás natural na Grande BH e cerca de 500 clientes comerciais e industriais em todo o Estado.

Agência Minas Gerais: Neste momento, por que as recomposições e ajustes são estratégicos? Eles vão ampliar a rede de gás natural residencial, comercial ou ambos?

Eduardo Ferreira: A atuação da Gasmig, hoje, em Belo Horizonte, visa à ampliação da sua rede, atendendo tanto os clientes residenciais quanto comerciais. A recomposição asfáltica e das calçadas é primordial para manter a qualidade das vias para a população, a organização da cidade e a segurança de pedestres e motoristas. Os ajustes são importantes porque a Gasmig preza pela prestação de um serviço de qualidade, colocando, em primeiro lugar, a segurança de todos. Portanto, a Companhia faz questão de fazer os reparos que julga necessários, a partir das suas próprias vistorias de rotina ou das análises feitas pelos órgãos competentes.

Agência Minas Gerais: A capital mineira, atualmente, com o trabalho da Gasmig, conta com uma boa margem desta alternativa energética? Quanto já se avançou e quanto ainda se quer avançar no aperfeiçoamento desses processos?

Eduardo Ferreira: A Gasmig já tem aproximadamente 70 km de redes de gás natural canalizado em Belo Horizonte, construídas dentro das mais modernas técnicas de engenharia (método não destrutivo para execução das linhas) e com os mais sofisticados materiais. Até o final do ano, vamos executar mais 20 km de redes, ampliando a oferta para quase toda a região Centro-Sul de Belo Horizonte e mais o Vila da Serra em Nova Lima. Dispomos de capacidade para ligar até 100 mil clientes até o fim de 2015. Além disso, vamos continuar com o processo de expansão, até 2017, para outros bairros, como Gutierrez, Prado, Padre Eustáquio, Graça, Cidade Nova, Floresta, entre outros. E não pararemos por aí. Pretendemos universalizar o gás natural canalizado como insumo energético para diversos outros bairros de BH e Região Metropolitana ao longo dos anos seguintes.

Agência Minas Gerais: Que intervenções estão previstas também para a RMBH?

Eduardo Ferreira: No bairro Vila da Serra, em Nova Lima, já concluímos as obras para instalação da rede de gás natural. No momento, apenas aguardamos a liberação de alvarás em alguns trechos da capital para fazer a ligação, disponibilizando o insumo energético aos moradores daquela região. Também temos estudos para expansão da rede em Contagem, Betim e Santa Luzia, por exemplo, além de cidades do interior do Estado, como Juiz de Fora, Ipatinga e Poços de Caldas.

Agência Minas Gerais: "Minas movida a gás natural" é a visão da Gasmig. Quais são os planos para a sequência de trabalho da atual presidência para avançar nesse objetivo?

Eduardo Ferreira: A extensão da rede de distribuição de gás natural em Minas Gerais é muito inferior a outros estados como o Rio e São Paulo. Isso sem considerar que o território mineiro é muito maior. Temos, atualmente, 2,5 mil clientes e queremos atingir pelo menos 80 mil até 2018. Portanto, há um gigantesco trabalho pela frente na expansão da nossa rede e na captação de clientes. Nesse sentido, estamos revendo todos os projetos de expansão da malha, além de novas proposições para ampliação da malha de distribuição a outras regiões do estado de Minas que ainda não são atendidas, e o próprio adensamento da rede para atendimento a consumidores residenciais e comerciais em cidades que já integram nossa malha de distribuição. É importante salientar que o gás natural é insumo energético extremamente competitivo e sustentável ambientalmente se comparado a outras fontes energéticas. Portanto, há um grande mercado a ser conquistado em Minas Gerais.