18h02min - 01 de Setembro de 2015 Atualizado em 18h12min

Gestão do SUS é tema da primeira mesa da 8ª Conferência Estadual de Saúde

Com o tema “Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde” o debate aconteceu nesta terça-feira (1º/9)

Maurílio Nogueira
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, participou na tarde desta terça-feira (1º/9), da primeira mesa de debates da 8ª Conferência Estadual de Saúde.

Com o tema “Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”, a mesa foi coordenada pela Conselheira Estadual de Saúde, usuária e representante dos movimentos Quilombola e da Agricultura Familiar, Maria Alves.

Antes de apresentar as características do modelo de saúde existentes no Estado, Fausto Pereira dos Santos, destacou a importância do momento e das discussões dos problemas existentes na área da saúde em Minas Gerais para a construção de um Sistema Único de Saúde melhor para todos.

“Embora o Brasil seja o único país, com mais de 100 milhões de habitantes, que assumiu o desafio de ter um sistema universal público e gratuito de saúde, apresenta um modelo, muita vezes, caracterizado por não privilegiar os cuidados gerais, enxergando o indivíduo como um todo. Nosso modelo atua, na maioria das vezes, na doença já estabelecida, na demanda espontânea, na produção de procedimentos e não na prevenção. É preciso introduzir novas formas de fazer saúde para conseguirmos resultados surpreendentes”, disse.

Ainda segundo Fausto Pereira dos Santos, O SUS veio para responder e enfrentar o processo de centralização e propor aos municípios maior poder na gestão do sistema de saúde. “O papel do estado deve ser de articulador e mediador dos conflitos entre prestadores e municípios, coordenador das políticas de saúde no seu território, co-financiador e articulador regional das redes”, acrescentou o secretário.

Ao abordar sobre o modelo de gestão do SUS no estado, Fausto Pereira dos Santos destacou questões importantes que precisam ser debatidas durante o evento, como a regionalização, integralidade, cooperação intermunicipal, otimização dos recursos.

O secretário também apresentou as macro diretrizes que irão nortear e fortalecer essas discussões, como defesa da saúde como direito de todos e dever do Estado; fortalecer e integrar o setor de saúde como fator de desenvolvimento regional; garantir a aplicação dos 12% da arrecadação dos impostos em ações e serviços públicos de saúde; lutar pelo financiamento adequado e suficiente para o SUS; melhorar a qualidade de vida da população e superar as desigualdades, com investimentos na implementação do SUS como sistema público e universal; assegurar a gestão participativa e o controle social nas políticas de Estado.

A 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais acontece até o dia 4 de setembro, em Belo Horizonte, no Expominas. Durante o evento, os participantes irão analisar as propostas e prioridades da Saúde em âmbito estadual e nacional provenientes das Conferências Municipais; formular diretrizes para a saúde nas esferas estadual e nacional; e elaborar relatório final da etapa estadual, dentro dos prazos previstos pelo regimento.