Social | Trabalho / Social

10h52min - 06 de Junho de 2013 Atualizado em 15h56min - 01 de Julho de 2013

Gestores da área mineira da Sudene participaram de seminário em Montes Claros

Evento é organizado pela Sedvan; técnicos da Sudene divulgaram programas e orientações sobre celebração de convênios

Divulgação Sedvan/Idene
Secretário Gil Pereira, com Vera Lúcia Assunção e Zizete Nogueira, durante o evento

Representantes de 106 municípios da área mineira da Sudene, incluindo 74 prefeitos, vários vice-prefeitos e secretários municipais, participaram, em Montes Claros, no Norte de Minas, do evento “Orientações ao Executivo Público para Acesso aos Programas da Sudene Disponibilizados no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse da Administração Pública Federal (Siconv)”.

O seminário foi organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), junto com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), diante de iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) nos estados da sua área de abrangência.

Com enfoque informativo e didático, técnicos da Sudene esclareceram detalhes e dúvidas os programas disponibilizados pela autarquia por meio do Siconv, incluindo orientações básicas acerca dos procedimentos para celebração de convênios.

Interação

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, destacou a importância da reunião para aproximação entre a Sudene e os gestores públicos municipais, além de representantes de instituições atuantes na região. “A interação resultante foi muito produtiva. Certamente as prefeituras irão se empenhar na apresentação de propostas e o Sistema Sedvan/Idene irá oferecer o apoio necessário, garantindo acesso com rapidez aos recursos federais”, disse o secretário.

Gil Pereira destacou ainda os esforços para que a Sudene possa reabrir seu escritório em Montes Claros. “Precisamos muito dos recursos destinados à sua área de atuação, porque o semiárido mineiro tem características semelhantes às do Nordeste do país. Portanto, levaremos mais e bons projetos à Sudene, numa parceria que tem tudo para dar certo”, afirmou.

Participaram do encontro a coordenadora de Promoção de Desenvolvimento Sustentável da Sudene, Vera Lúcia Assunção; a coordenadora-geral de Convênios da Sudene, Zizete Nogueira; o vice-diretor-geral do Idene, Roberto Grapiuna; o chefe de Gabinete da Sedvan, Mauro David; e o assessor de Gestão Estratégica e Inovação da Sedvan, Breno Longobucco.