Educação | Trabalho e Emprego | Governo | Trabalho / Social

16h22min - 05 de Junho de 2013 Atualizado em 14h57min - 01 de Julho de 2013

Gestores e educadores do Projeto Momento de Aprender recebem capacitação

Criado em 2011, o Momento de Aprender é uma oportunidade de elevação de escolaridade aos trabalhadores maiores de 18 anos que abandonaram a escola

Divulgação/Sete
Capacitação é fruto de parceria entre as secretarias de Trabalho e Emprego e de Educação

Cerca de 400 profissionais, entre gestores e educadores de 40 municípios mineiros beneficiados pelo Projeto Travessia Renda, participaram da primeira Capacitação do Momento de Aprender. A capacitação, fruto de parceria entre as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) e de Educação (SEE), prevê a execução do Projeto Momento de Aprender, no âmbito do Ensino Fundamental.

Criado em 2011, o Momento de Aprender, que faz parte de uma das cinco vertentes do Projeto Travessia Renda, é uma oportunidade de elevação de escolaridade aos trabalhadores maiores de 18 anos que abandonaram a escola, com aulas presenciais em seis meses de duração. Em 2012, 725 trabalhadores mineiros concluíram o Ensino Fundamental por meio do projeto. A previsão para 2013 é que pelo menos 1,6 mil trabalhadores também conquistem seus diplomas.

A primeira capacitação foi realizada em Belo Horizonte, onde se reuniram diretores estaduais do Centro Estadual de Educação (Cesec), que são os responsáveis pela elaboração e aplicação das provas, assim como a certificação dos alunos. Participaram também os dirigentes das duas secretarias envolvidas.

De acordo com o gerente do Projeto Travessia Renda, Agnus Rodrigues, esse momento foi exclusivo para as equipes que cuidam do funcionamento e execução do projeto. “O foco foi a parceria no convênio e nas relações entre as secretarias, nas responsabilidades e suas competências, além do detalhamento do passo a passo do projeto. Ao todo, 40 gestores foram capacitados”, informou.

As capacitações operacionais foram realizadas nas cidades polo de Lavras, Ponte Nova, São João Evangelista, Pirapora e Patos de Minas, nas quais os educadores que irão ministrar as aulas receberam as informações sobre o programa.

“Nesses municípios, explicamos aos inspetores das superintendências regionais de ensino, professores do projeto, gestores e secretários municipais de educação, além dos profissionais da área assistência social, toda a metodologia do projeto. Isto é, as etapas, os módulos, as competências, o material didático, o perfil dos alunos, processo de seleção, matrícula, avaliação e certificação. Lá, no interior, abrimos a metodologia e falamos o que é o projeto: o seu funcionamento, postura, comportamento em sala de aula, prova, material didáticos”, explica Rodrigues.

Os 40 municípios que receberam a capacitação agora aguardam a contratação das entidades executoras, por parte da Sete, para que sejam iniciadas as aulas. São eles: Abadia dos Dourados, Barra Longa, Campo Azul, Candeias, Carlos Chagas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Diogo de Vasconcelos, Dom Joaquim, Frei Lagonegro, Gonzaga, Guaraciaba, Ibiaí, Ibituruna, Icaraí de Minas, Iraí de Minas, Jequeri, Lagoa dos Patos, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Malacacheta, Materlândia, Oratórios, Orizania, Peçanha, Pintópolis, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, Santana do Manhuaçu, São Bento Abade, São Francisco de Paula, São Geraldo da Piedade, São João do Pacuí, São José da Safira, São José do Jacuri, São Romão, São Sebastião do Maranhão, São Tomé das Letras e Simonésia.

Travessia Renda

O Travessia Renda visa promover a inclusão social e produtiva da população mineira, potencializando a empregabilidade do trabalhador e suas oportunidades de geração de renda por meio da educação profissional, elevação de escolaridade, emissão de documentos e apoio à gestão municipal nas políticas de trabalho, emprego e renda.