Governador | Turismo

16h14min - 18 de Janeiro de 2013 Atualizado em 07h49min - 30 de Junho de 2013

Governador Anastasia viaja à Espanha para divulgar Minas Gerais

Culinária do estado é a homenageada do Madrid Fusión 2013, considerado principal evento de gastronomia do mundo

O governador Antonio Anastasia realiza, entre os dias 21 e 23 de janeiro, viagem oficial a Madri (Espanha). A missão faz parte do processo de internacionalização de Minas Gerais e tem como objetivos divulgar o Estado, estreitar as relações políticas e empresariais e gerar negócios.

Na segunda-feira (21), o governador participa da abertura da 11ª edição do Madrid Fusión, principal evento de gastronomia do mundo. Minas Gerais será o primeiro ente subnacional homenageado. Nas edições anteriores, apenas países receberam a homenagem. Este será o primeiro de uma série de eventos que serão realizados ao longo de 2013 e projetarão Minas no cenário internacional.

Entre outros, estão programados, para Minas Gerais, o Encontro Brasil/Portugal, com a previsão de presença de chefes de Estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe), a reunião plenária da Organização Internacional do Café, marcando os 50 anos de fundação da OIC e a XVI reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil/Japão.

Em maio, será feita a beatificação de Nhá Chica, a primeira bem aventurada brasileira leiga e afrodescendente. Em junho, será realizada a Copa das Confederações e, em julho, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, Minas sediará o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC 2013) na PUC Minas, entre os dias 18 e 21.

Madrid Fusión

Realizado anualmente, o Madrid Fusión 2013 tem como tema “La Creatividad Continúa” (A Criatividade Continua), com a participação de 15 chefs mineiros convidados. São eles Beth Beltrão (Virada’s do Largo); Edson Puiati (Senac Minas); Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica); Eduardo Maia (Festival Comida de Buteco); Felipe Rameh e Frederico Trindade (Restaurante Trindade); Guilherme Melo (Restaurante Hermengarda); Ivo Faria (Vecchio Sogno); Leonardo Paixão (Taste-Vin); Dona Lucinha (Restaurante Dona Lucinha); Dona Nelsa (Xapuri); Pablo Oazen (Assunta); Paula Cardoso (Albanos); Rafael Cardoso (Atlântico) e Rodrigo Fonseca (Taste-Vin).

O Madrid Fusión – cuja primeira edição ocorreu em 2003 – é a reunião da cúpula internacional da gastronomia de alto nível, onde renomados chefs são convidados para apresentar as últimas inovações no campo da gastronomia. Além dos mineiros, 41 chefs de outros 13 países, e 1.100 jornalistas de diversos países participam do evento.

Antes da abertura oficial, Anastasia realiza uma visita aos estandes do evento e assiste à palestra do chef Ivo Faria.

Produtos mineiros

Cachaça, café e pão de queijo foram os produtos escolhidos para representar a gastronomia mineira no festival espanhol, por causa da grande representatividade no mercado internacional.

Minas Gerais terá dois estandes: um institucional, com informações sobre o Estado e entidades parceiras, e outro de produtos, onde os participantes e visitantes poderão conhecer alguns itens da gastronomia mineira e fazer degustações.

Convidados e participantes poderão apreciar algumas iguarias características de Minas Gerais, como castanha de baru, licores (jabuticaba, pequi e baru) e geleias (jabuticaba, pimenta e compotas de jabuticabas), além de frutas cultivadas no Jaíba (Norte do Estado): manga palmer, banana prata, mamão formoso e limão Taiti.

As tradicionais águas Cambuquira (gasosa) e Caxambu (sem gás), que estão entre as mais importantes águas minerais do Brasil, são as oficiais do Madrid Fusión 2013 e serão distribuídas no evento.

Coquetel de abertura

Ainda na segunda-feira (21), o governador Anastasia participa do coquetel oficial de abertura do Madrid Fusión 2013. Os 15 chefs mineiros serão responsáveis pela preparação dos pratos a serem servidos. Estarão presentes 200 convidados, entre autoridades políticas, jornalistas, chefs internacionais e empresários de diversos países. A responsabilidade por oferecer o coquetel é do país/estado convidado.

Encontros

Na terça-feira (22), o governador se reúne com o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e América Latina do governo espanhol, Jesús Manuel Gracia Aldaz. A Secretaria faz parte do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação. Em seguida, Antonio Anastasia se encontra com o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, herdeiro do trono espanhol.

Ainda na terça-feira, o governador se reúne com empresários na Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE). Fundada em 1977, a CEOE é composta por 175 organizações territoriais de caráter nacional e 55 confederações intersetoriais no nível de comunidades autônomas e provinciais, contando com cerca de 2 milhões de integrantes entre empresas e profissionais liberais de todos os ramos de atividade.

Encerramento

No terceiro e último dia, quarta-feira (23), o governador assiste, no Madrid Fusión, a palestra de Alex Atala, o mais renomado chef brasileiro e quarto melhor do mundo, que, na terceira edição do encontro, em 2005, fez uma aula-demonstração, sendo reconhecido como um dos grandes chefs mundiais. Em seguida, Anastasia participa da solenidade de encerramento do Madrid Fusión 2013.