Governador

20h23min - 24 de Maio de 2010 Atualizado em 05h38min - 01 de Julho de 2013

Governador Antonio Anastasia defende nova política para o agronegócio

O governador Antonio Anastasia defendeu, durante a Festa Nacional do Milho, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, uma nova política para o agronegócio brasileiro. Segundo o governador, é preciso garantir segurança jurídica, uma política econômica que assegure preços justos ao setor produtivo, além de uma política de preservação ambiental.

PATOS DE MINAS (24/05/10) - O governador Antonio Anastasia defendeu, durante a Festa Nacional do Milho (Fenamilho), nesse domingo (23), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, uma nova política para o agronegócio brasileiro. Segundo o governador, é preciso garantir segurança jurídica, uma política econômica que assegure preços justos ao setor produtivo, além de uma política de preservação ambiental.

“Com esses três aspectos alinhados e costurados, teremos, certamente, uma política para o setor agrícola extremamente reconhecida”, destacou, lembrando que o agronegócio é a base da economia brasileira.

Anastasia ressaltou que, exatamente em razão da importância econômica da agricultura e da pecuária no Brasil, é necessária uma atenção especial ao setor. O agronegócio brasileiro participa com 24,1% do PIB brasileiro, movimentando R$ 758 bilhões.

“O agronegócio é responsável não só pela nossa sobrevivência, mas no caso do Brasil também pela nossa riqueza e pela inserção no mercado competitivo internacional. Somos a maior indústria de proteínas do mundo e, por isso, é fundamental reiterarmos a base sólida da segurança jurídica e das políticas ambiental e econômica”, afirmou.

O PIB do agronegócio mineiro alcançou no ano passado cerca de R$ 85 bilhões e tem participação de 11,6% no PIB do agronegócio nacional. Minas Gerais é o quinto maior produtor nacional de grãos e detém o segundo maior rebanho do país. O Estado ocupa o 1º lugar na produção nacional de leite com 7,3 bilhões de litros por ano - cerca de 26% da produção. As exportações do agronegócio mineiro no primeiro trimestre de 2010 somaram US$ 1,5 bilhão. O valor representa crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2009, quando o setor foi prejudicado pela crise.

Homenagem

Durante visita a Patos de Minas, o governador foi homenageado com a medalha Antônio Secundino de São José, concedida anualmente a pessoas e entidades que se destacam no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente em Minas Gerais.

Outras 11 personalidades foram agraciadas com a medalha, entre elas o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso. A comenda é uma homenagem ao engenheiro agrônomo Antônio Secundino de São José, nascido no antigo distrito de Santa Rita de Patos, hoje, Presidente Olegário. Empresário e pesquisador, Secundino se destacou pela pesquisa e comercialização de sementes híbridas de milho.

Antonio Anastasia estava acompanhado dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana; de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; do presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho; e da prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz Castro Alves Savassi; além de prefeitos da região e parlamentares.