Minas por Região
Ciência e Tecnologia

19h31min - 21 de Agosto de 2013 Atualizado em 19h33min

Governador Antonio Anastasia determina licitação para construção do novo campus da Uemg

Implantação da nova unidade, na região Nordeste de Belo Horizonte, faz parte do projeto de expansão do ensino superior do Governo de Minas

Divulgação/Sectes
Campus-sede da Uemg compõe o Complexo da Cidade da Ciência e do Conhecimento do Estado
Campus-sede da Uemg compõe o Complexo da Cidade da Ciência e do Conhecimento do Estado

O governador Antonio Anastasia determinou, em reunião com os secretários de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o inicio imediato do processo de licitação para a construção da primeira etapa do campus-sede da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), no bairro Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte, dentro do Complexo da Cidade da Ciência e do Conhecimento.

A primeira providência do secretário Narcio Rodrigues foi repassar a decisão do Governo de Minas à direção do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop-MG), que gerenciará o processo licitatório e cuidará do desenvolvimento das obras até a sua conclusão. A primeira etapa, cujo início se dará ainda este ano, prevê a construção da Escola de Música, da portaria central, dos acessos do público, do estacionamento e de outras obras de infraestrutura. Em um segundo momento, será erguido o prédio que abrigará a Faculdade de Educação.

“Está tudo pronto para começar a tão sonhada construção do campus sede da Uemg. Já temos o projeto executivo e, agora, o governador determinou que o processo licitatório seja iniciado. Esta é uma decisão que já estava sendo trabalhada desde o início do governo Antonio Anastasia”, revelou o secretário Narcio Rodrigues.

Uemg

A Uemg — criada pela Constituição do Estado de Minas Gerais, em 1989 — é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O novo prédio vai contemplar, entre outras áreas, a Escola de Música. De acordo com o projeto original, o terreno é de 90 mil metros quadrados e a área a ser construída de 48.496 metros quadrados. O estacionamento terá capacidade para 820 vagas. Quando estiverem concluídas todas as etapas, o complexo abrigará a reitoria da Uemg, as faculdade de Educação e Música, prédio de manutenção, auditórios multiuso, restaurante, biblioteca, portaria e espaço para lojas, entre outros.

Expansão

A construção do campus-sede da Uemg faz parte do projeto de expansão do ensino superior do Governo de Minas. Haverá aumento de vagas e a encampação das seis fundações associadas, localizadas nos municípios de Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos.

Para o reitor Dijon Moraes Júnior, a Escola de Música da UEMG desenvolve um trabalho exemplar de ensino, pesquisa e extensão. “A Escola de Música e a Faculdade de Educação muito nos honra e engrandece a missão da nossa Uemg. A construção do campus é o reconhecimento do papel social que a escola cumpre”, afirmou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato