Governador | Agricultura

15h11min - 03 de Maio de 2013 Atualizado em 21h10min - 27 de Junho de 2013

Governador destaca força do setor agropecuário em Minas durante a abertura da ExpoZebu

Em pronunciamento, Antonio Anastasia voltou a defender a fixação de um preço mínimo para a saca do café

A força do agropecuária e a prosperidade do setor em Minas foram destacadas pelo governador Antonio Anastasia, nesta sexta-feira (3), em pronunciamento durante a abertura da 79ª ExpoZebu (Exposição Internacional de Raças Zebuínas) 2013, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A feira, que é promovida anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), está entre as maiores do gênero do país e deve movimentar R$ 150 milhões nesta edição.

“Minas Gerais é um estado, por vocação, da agricultura e da pecuária. No ano de 2003, Minas Gerais representava, pelos dados da Universidade de São Paulo, cerca de 9% do PIB agropecuário brasileiro. No ano passado, foram 13,4%. Um aumento muito expressivo mercê do trabalho dos líderes empresariais do agronegócio em Minas Gerais, que, trabalhando de maneira empreendedora, engenhosa e criativa, conseguiram avançar, e avançar bastante”, afirmou Anastasia.

O governador de Minas também lembrou a liderança do Estado em setores importantes do agronegócio, como a produção leiteira e de grãos, principalmente o cultivo do café. Ao falar sobre o grão, Anastasia destacou a importância da fixação de um preço mínimo para a safra do café.

“Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de café, representa quase um quarto da produção cafeeira de todo o mundo. A própria Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fixou em estudos o valor do preço mínimo em R$ 336 e que está sendo avaliado. Gostaria de agradecer muito ao interesse que vossa excelência tem manifestado por esse assunto que é tão importante para Minas Gerais”, enfatizou o governador ao se dirigir à presidente Dilma Roussef, que também participou da solenidade de abertura da ExpoZebu.

Melhoria da raça Zebu

Anastasia ressaltou a contribuição da feira para o fortalecimento da raça Zebu no país e afirmou que nenhuma exposição no país é tão importante.

“Podemos voltar ao início da década de 1930, quando o presidente Getúlio Dornelles Vargas resolveu lançar aqui os fundamentos de algo que se tornou uma verdadeira revolução no agronegócio brasileiro, que foi exatamente a criação e a melhoria genética do gado zebuíno. E a partir de então, durante oito décadas praticamente, nós tivemos aqui, ano a ano, a celebração de um progresso continuado. Existem pelo Brasil muitas e importantes exposições agropecuárias. Mas nenhuma é tão tradicional, tão importante, tão histórica e especial como a Expozebu”, disse.

Durante a solenidade, o ex-jogador Pelé recebeu o título de sócio honorário da ABCZ e a presidente Dilma Rousseff o de sócia remida. A cerimônia também homenageou nomes que contribuíram para o fortalecimento da agropecuária brasileira com a comenda do Mérito ABCZ.

A presidente Dilma Rousseff e o governador Anastasia, acompanhados do presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, fizeram a vacinação simbólica de um exemplar da raça Zebu, marcando o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada entre os dias 1º e 31 de maio. Também participaram da abertura da ExpoZebu  o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o senador Aécio Neves, a presidente da Confederação Nacional de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, ministros de Estado, secretários de Estado e parlamentares, além de lideranças do setor agropecuário e político.

ExpoZebu

A ExpoZebu é uma feira de genética, tecnologia e negócios. Promovida, anualmente, pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entre os dias 3 e 10 de maio, no Parque Fernando Costa, é um polo de encontro da Cadeia Produtiva da carne e do leite produzidos no Brasil. Além de exposição e julgamentos de animais das raças zebuínas, leilões, shoppings, concurso leiteiro, a feira reúne empresas de diversos segmentos, com destaque para aquelas do setor produtivo do agronegócio. Reúne cerca de 2.000 exemplares das raças zebuínas nelore, gir, gir leiteiro, guzerá, tabapuã, brahman, indubrasil e sindi.