Economia / Desenvolvimento | Copa do Mundo | Governador | Esportes

14h00min - 25 de Novembro de 2012 Atualizado em 03h20min - 01 de Julho de 2013

Governador em exercício participa de lançamento do pôster oficial de Belo Horizonte, cidade-sede da Copa 2014

Peça gráfica será utilizada nas atividades de promoção da cidade para os eventos esportivos internacionais que estão previstos

Wellington Pedro
“O pôster retrata o simbolismo da Copa do Mundo, um evento de grande repercussão", disse o governador em exercício

O governador em exercício e presidente do Comitê Gestor das Copas, Alberto Pinto Coelho, participou, na manhã deste domingo (25), do lançamento do pôster oficial de Belo Horizonte, cidade-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, no Museu Histórico Abílio Barreto. O lançamento é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, e da Prefeitura de Belo Horizonte.

O pôster retrata o simbolismo da Copa do Mundo, um evento de grande repercussão. A Copa do Mundo é uma realidade próxima e todas as providências estão sendo tomadas. Estamos dentro dos cronogramas estabelecidos, em uma parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, para o êxito desse grandioso evento”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

Peça gráfica

A Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, a Serra do Curral e o Mineirão são as principais representações do layout do pôster, que será uma peça fundamental nas atividades de promoção da cidade. Criado pela designer Mariana Hardy, a peça exibe como detalhes os pássaros de Cândido Portinari, que decoram a Igreja de São Francisco de Assis e parecem ganhar vida para formar cada pentágono que compõe uma bola de futebol, utilizando sobreposições e uma linguagem gráfica inspirada nas curvas da arquitetura modernista brasileira.

“O desafio foi criar uma ligação entre a Igreja da Pampulha, como ícone turístico e histórico importante, e o futebol, trazendo um novo significado para conectar os dois universos”, observa Mariana.

A peça ficará em exposição em três pontos de Belo Horizonte: em frente ao Museu Histórico Abílio Barreto, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti e no Mineirão – em frente ao Centro Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CEU), na Avenida Coronel Oscar Pascoal, na Pampulha.

Também participaram do lançamento, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, a coordenadora do Comitê Executivo Municipal para a Copa do Mundo, Flávia Rohlfs, e o gerente de marketing das Cidades-sede da FIFA, Alexandre Massura.

O prefeito destacou a proximidade com a competição. “O lançamento do pôster é um marco importante dos preparativos para a Copa. O pôster valoriza símbolos da nossa cultura muito apreciados pelos belo-horizontinos e mineiros e será um incentivo para que a cidade se envolva ainda mais com o torneio", disse.