Palavra do Governador

06h00min - 01 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Governador ressalta importância do Caderno de Indicadores para o planejamento da gestão em Minas

No Palavra do Governador desta semana, Anastasia destaca ferramenta online pioneira que revela os principais avanços e desafios do Estado em áreas estratégicas

Dizia o filósofo Sêneca que “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. Para conquistar um objetivo, é preciso saber onde se quer chegar e, principalmente, onde se está e que caminho já se percorreu. É pensando dessa forma que, em mais uma ação pioneira, o Governo de Minas lança a quinta edição do Caderno de Indicadores, elaborado sob a coordenação do Escritório de Prioridades Estratégicas. Esse é o tema que o governador Antonio Anastasia trata no programa Palavra do Governador desta semana.

“Esta é uma iniciativa do Governo de Minas baseada, em grande parte, no êxito da nossa experiência de planejamento. Durante muitos anos, acompanhamos a necessidade de aprimorarmos a gestão pública em Minas e no Brasil. Para isso, precisamos ter números, indicadores, metas, resultados que serão estimados para alcançar. E assim, realizamos um planejamento muito sólido com a sociedade civil. Esse planejamento apresentou bons frutos. E é claro que nós temos de apresentar à sociedade mineira o que aconteceu durante esse período”, explica o governador.

O Caderno de Indicadores 2013 é um documento completo que aglutina, com transparência, em um único local, os resultados alcançados por Minas nos últimos anos. Por meio dele, a população pode acompanhar as áreas em que o Estado tem avançado e aquelas que ainda permanecem como desafio e, a partir daí, cobrar uma ação mais efetiva dos governos em cada setor. Por meio da publicação, o próprio governo pode apontar que áreas precisam de mais investimentos ou de uma atenção mais específica.

“Nos últimos cinco anos, anualmente, o Governo de Minas edita, de maneira pioneira no Brasil, o chamado Caderno de Indicadores, que é um grande raio-X, um amplo diagnóstico, sobre tudo o que ocorre em relação aos programas e projetos desenvolvidos pelo Estado. Lá estão os números da educação, da segurança pública, da saúde, da infraestrutura, da agricultura, da área econômica e outras, mostrando o que nós alcançamos, como alcançamos, as áreas que estão bem, as áreas que ainda estão regulares e as que merecem uma atenção especial. Então é um grande diagnóstico da ação do Governo, mas com base em estatísticas e dados numéricos que demonstram o estágio que alcançamos e o que conseguimos desenvolver em Minas Gerais”, afirma.

Quanto mais transparente é um governo, mais democrático ele tende a ser. Por isso, o Caderno de Indicadores se une a uma série de ações que o governo mineiro tem realizado nos últimos anos para fornecer à sociedade informações para um exercício pleno da cidadania.

“O nosso grande objetivo é a apresentação desse conteúdo de indicadores através do portal Minas em Números. O que eu poderia destacar, como maior novidade, é esse esforço imenso que estamos realizando em Minas para dar transparência e conhecimento às pessoas daquilo que o Governo realiza e, mais do que isso, daquilo que Minas Gerais tem, quais são as nossas potencialidades, quais são as nossas riquezas, onde estão os nossos pontos fortes a ser explorados - até para trazermos mais empresas, empregos e desenvolvimento para o estado. Os indicadores, portanto, são muito positivos nesses aspectos. E o portal Minas em Números permite que aquele usuário que acessa o site tenha acesso também a outras informações”, explica Anastasia.

O portal Minas em Números, plataforma eletrônica mantida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas, pode ser acessado por meio do site www.numeros.mg.gov.br. Lá está disponível a edição 2013 do Caderno de Indicadores e as suas versões anteriores, além de informações diversas sobre o Estado, com gráficos e mapas, links diretos para o Portal da Transparência, da Ouvidoria Geral do Estado e da Agência Minas, dentre outros.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.