Minas por Região
Governo

19h02min - 30 de Julho de 2015 Atualizado em 19h45min

Governadores de Minas Gerais e do Rio lideram reunião da base aliada

Estabilidade política, crescimento econômico e pacto federativo foram alguns dos temas debatidos no encontro

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Governador Fernando Pimentel após reunião com ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília
Governador Fernando Pimentel após reunião com ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília

Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), lideraram hoje (30/7) reunião em Brasília para debater temas como estabilidade política, crescimento econômico, agenda federativa, pacto federativo e ajuste fiscal. Participaram da reunião 20 governadores da base aliada da presidenta Dilma Rousseff.

A reunião dos governadores ocorreu logo após Pimentel e Pezão participarem de encontro com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Na reunião com o ministro, os dois governadores discutiram a criação de fundos de compensação financeira para os estados que, eventualmente, perderem arrecadação devido à proposta do governo federal de unificação das alíquotas de ICMS.

Hoje, os estados têm autonomia para definir as alíquotas de ICMS, principal fonte de arrecadação estadual. A preocupação de Pimentel e Pezão é evitar que, com a unificação de alíquotas, os estados percam uma parcela importante de suas receitas.

Os governadores de partidos oposicionistas não participaram da reunião da base aliada, realizada em um hotel em Brasília. Do hotel, os 20  governadores seguiram para o Palácio da Alvorada, onde participaram de reunião com a presidenta Dilma.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato