Gestão

16h20min - 03 de Setembro de 2014 Atualizado em 09h21min - 04 de Setembro de 2014

Governança em Rede apresenta cadernos regionais para representantes das Ageis

Cadernos têm informações úteis sobre a população, características locais, saúde, educação, meio ambiente, economia, entre outros

Divulgação/Seplag
A secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, recebeu os representantes e destacou a importância do trabalho realizado

A equipe do projeto Governança em Rede/Gestão para Cidadania, em conjunto com os Comitês Regionais, elaborou uma coleção de 10 cadernos regionais, sendo um para cada região do Estado, com informações úteis sobre a população, características locais, saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico, rural, entre outras áreas. O material foi apresentado aos representantes das Assessorias de Gestão da Estratégia e Inovação (Ageis) de cada órgão em um encontro realizado nesta quarta-feira (03/09).

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, recebeu os representantes e destacou a importância do trabalho. “Nossa expectativa é que os cadernos regionais se transformem em um material de consumo, não só para a equipe que atua diretamente junto aos comitês regionais, mas também para as Ageis e para o Executivo de forma geral. Eles podem e devem nortear as ações do Executivo em médio e longo prazos”, afirmou. A produção dos cadernos contou com o apoio das Ageis.

Ela destacou que os documentos regionais demonstram a atuação do Governança em Rede, modelo colocado em prática na Gestão para a Cidadania, terceira fase do Choque de Gestão. “Cada caderno é um documento importante que fica como legado não para um governo, mas para o Estado de Minas Gerais. Além de apresentar um conjunto de informações importantes de cada região, os 10 cadernos refletem também a maturidade que a atuação do Governança em Rede adquiriu ao longo do tempo”, afirmou.

Os conceitos de governança em rede foram introduzidos na rotina de planejamento e atuação do Governo de Minas a partir de 2011, com o aprofundamento do modelo de gestão voltado para resultados. A proposta desenvolvida teve como base dois pilares: a gestão regionalizada e a gestão participativa, com o objetivo aproximar a estratégia central das necessidades e particularidades regionais. Os Comitês de cada região são formados por dirigentes regionais das diversas pastas governamentais, que se reúnem periodicamente para debater realidades regionais, identificar prioridades, propor soluções para problemas intersetoriais e promover a articulação entre os órgãos.

Portfólio de Projetos de Emendas Parlamentares

Durante o encontro, também teve início o processo de elaboração da nova edição do Portfólio de Projetos de Emendas Parlamentares, produzido pelo Estado de Minas Gerais e apresentado à Bancada de Parlamentares mineiros no Congresso Nacional anualmente. O documento apresenta os projetos dos órgãos e entidades estaduais para os quais se pede a indicação das emendas parlamentares no Orçamento da União. As Ageis são responsáveis por apresentar, em acordo com o dirigente máximo dos órgãos e entidades, os projetos que deverão compor o Portfólio.