Minas por Região
Segurança / Defesa Social

18h01min - 17 de Abril de 2015 Atualizado em 18h26min

Governo apresenta casos de sucesso de ensino e profissionalização no sistema prisional

A busca pela ressocialização e pela humanização no cumprimento da pena já resulta em 8.500 presos estudando em Minas

Nesta sexta-feira (17/4), a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apresentou ações e iniciativas bem sucedidas de educação e profissionalização de detentos de Minas durante o Seminário Estadual de Profissionalização e Ensino nas Prisões, realizado no Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte.

O Seminário contou com a apresentação do coral Vozes da Cela, um dos cases de sucesso, composto por custodiados do Presídio de São Lourenço, que já soma mais de 500 apresentações no seu currículo. O maestro José Henrique Martins é o criador da iniciativa e instrutor dos detentos no coral. Para ele a música é uma das responsáveis por auxiliar significativamente no processo de ressocialização de diversos detentos. “Essa iniciativa é muito mais que um projeto, é uma grande escola de vida e humanização. Acredito que a música possa transformar essas vidas”, afirmou.

Durante o seminário houve também a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica (TCT) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) e o Instituto Federal do Sul de Minas, garantindo quatro mil novas vagas de ensino profissionalizante no sistema prisional.

O superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Helil Bruzadelli, destacou a importância de parcerias no incentivo à capacitação dos detentos do Estado. Ele afirmou que a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica é muito mais que uma formalização, já que contribui para que mais presos tenham oportunidade de mudar suas vidas. "A nossa missão é custodiar os indivíduos, mas, sobretudo, acreditar na transformação deles. Daí a importância de encontrar parceiros que apostem nisso junto com a gente", finalizou.

Números

A busca pela ressocialização e pela humanização no cumprimento da pena já resulta em 8.500 presos estudando, sendo que cerca de 200 cursam o nível superior. No final do ano passado, cerca de seis mil detentos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 13 mil detentos também trabalham enquanto cumprem pena.

Como forma de incentivo ao trabalho ou estudo, eles têm remição da pena. A cada 24h de atividades laborais ou 12 horas na sala de aula, um dia é diminuído da sentença a ser cumprida.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato