15h47min - 23 de Outubro de 2012 Atualizado em 13h14min - 30 de Junho de 2013

Governo autoriza desapropriação para construção do Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro

O Terminal Rodoviário Metropolitano Bernardo Monteiro será um dos 13 terminais que contribuirão para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de BH

Área do Terminal Rodoviário Metropolitano de Transporte Bernardo Monteiro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), publicou no Diário Oficial Minas Gerais o decreto n° 667, que autoriza a desapropriação para a construção do Terminal Rodoviário Metropolitano de Transporte Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. A área de 90,08 m² facilitará a manobra dos ônibus. As estações serão localizadas no canteiro central.

O valor da desapropriação da área está em fase de avaliação e a previsão de acordos é até dezembro de 2012. Após a desapropriação, o início das obras está previsto para maio de 2013, e o valor da obra será definido após a conclusão dos projetos de engenharia. Vinte e seis linhas metropolitanas utilizam o local desde 2009.

O Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro será um dos 13 que contribuirão para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte. A implantação dos terminais faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes, que consiste em um sistema formado por linhas troncais e alimentadoras, integradas fisicamente por meio de terminais de integração e estações de transferência, e tarifariamente, pela bilhetagem eletrônica.

De acordo com o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, com os terminais os usuários terão múltiplas possibilidades de itinerários, menor tempo de espera para as partidas, maior conforto e atendimentos diferenciados ao longo do dia. “A implantação desses terminais vai garantir a mobilidade e funcionalidade do sistema metropolitano de transportes”, falou.

Terminais

Está prevista a implantação de 13 terminais nos municípios de Contagem (3), Ribeirão das Neves (1), Vespasiano (1), Santa Luzia (1), Ibirité (1), Sarzedo (1), Betim (1) e Belo Horizonte (4), sendo que três são reformas. Desse total, sete terminais serão integrados ao sistema BRT a ser implantado nos principais corredores viários de Belo Horizonte, nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I.

Para a implantação dos terminais, estão estimados valores da ordem de R$ 135 milhões, acrescidos de R$ 30 milhões para melhoramento dos acessos aos terminais, mas os custos detalhados só serão conhecidos após elaboração das planilhas obtidas com os projetos de engenharia. A previsão é de que os terminais que atendem o sistema BRT Metropolitano sejam concluídos até a Copa de 2014, e os demais, a partir de 2015.