11h10min - 28 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h05min
Câmara de discussões tem como objetivo elaborar ações que visem à sustentabilidade da previdência e garantia dos benefícios aos servidores
Publicada no dia 21 de agosto, a Resolução Conjunta nº 9404 instituiu o Grupo de Trabalho para elaboração de estudos e proposição de ações sobre a Previdência dos servidores do Estado de Minas Gerais. A câmara de discussões é formada pelas secretarias de Planejamento e Gestão, Fazenda e pelo Ipsemg.
O objetivo é realizar análises e levantamentos completos que orientem a gestão previdenciária e respectivos modelos, aspectos institucionais, legais e capacidade de financiamento de forma mais sustentável no curto, médio e longo prazo.
A criação da resolução foi motivada pelos seguintes aspectos: extinção do Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais (Funpemg), por meio da Lei Complementar 131/13; necessidade de manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária do Ministério da Previdência Social; implantação da previdência complementar; e cenários futuros para o regime próprio de previdência social dos servidores do Estado de todas as carreiras.
De acordo com o subsecretário de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Lopes Martins, “espera-se que o Grupo de Trabalho produza e subsidie normas e melhorias nos processos de gestão, controle e financiamento da Previdência e, de uma forma mais ampla, continue garantindo todos os direitos previdenciários dos servidores”.
A resolução estabelece um prazo de 30 dias para apresentação de estudos e propostas de ações e 60 dias para envio ao governador a contar da sua publicação.
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