18h03min - 16 de Abril de 2015 Atualizado em 14h15min - 17 de Abril de 2015

Governo cria Núcleo de Articulação para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos

O objetivo da comissão é promover as ações necessárias à realização dos jogos previstos para Belo Horizonte

O Governo de Minas Gerais publicou no Diário Oficial, dessa quinta-feira (16/4), o decreto de criação do Núcleo de Articulação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O grupo denominado Minas 2016 será coordenado pelo secretário de Esportes, Carlos Henrique, e conta com representantes das secretarias de estado de Governo, Planejamento e Gestão, Turismo, Educação, Cultura, Transportes e Obras Públicas, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social, da Subsecretaria de Comunicação e da Governadoria, além de um representante do Grupo Interinstitucional de Proteção Pública.

O objetivo da comissão é promover as ações necessárias à realização dos jogos previstos para Minas Gerais. Belo Horizonte irá receber dez partidas dos torneios de futebol feminino e masculino das Olimpíadas e será sede dos treinamentos das delegações olímpicas e paralímpicas da Grã-Bretanha e Irlanda, e das equipes de atletismo da China e do Canadá.

As atribuições do Núcleo Minas 2016 são desenvolver um planejamento estratégico integrado, atender às solicitações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e cooperar com a Autoridade Pública Olímpica, com o Comitê Organizador Rio 2016, além dos demais comitês e delegações olímpicas.

Vai, ainda, acompanhar os projetos nas áreas de segurança, mobilidade, saúde, voluntariado, cultura, turismo e esportes, promovendo a articulação com órgãos e instituições do setor público e privado, identificar e propor a criação de oportunidades para que a realização dos Jogos Olímpicos tragam investimentos e desenvolvimento para o estado, especialmente nas áreas de esporte e turismo.

“O núcleo vai organizar e dinamizar o trabalho. Ainda este mês será feita uma reunião de apresentação global para todos os secretários e a partir daí serão escolhidos os técnicos de cada área que implementarão as ações”, afirma o secretário Carlos Henrique.

Sub-sede

Belo Horizonte está oficialmente confirmada como uma das cidades-sede do futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O torneio será disputado em outras cinco cidades, além da capital: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e Brasília.

A confirmação das sedes da competição ocorreu em março após reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, na Suíça. Único esporte com disputas também fora do Rio de Janeiro, o futebol vai espalhar o espírito olímpico pelo país, com a realização de 58 partidas em diferentes regiões. Ao todo, 16 países vão participar do torneio masculino e 12, do feminino.

Fifa e COI definiram que as partidas do futebol serão disputadas nos seguintes estádios: Mineirão (MG); Maracanã e Engenhão (RJ); Arena Corinthians (SP); Arena Fonte Nova (BA); Arena Amazônia (AM); e Estádio Mané Garrincha (DF). Foram confirmadas, ainda, duas seleções da América do Sul com presenças já garantidas na competição masculina: o Brasil, como país anfitrião, e a Argentina, campeã do Sul-americano Sub-20.

No feminino, o Brasil, como país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América 2014, também carimbaram seus passaportes. As outras vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.

Minas Gerais possui 16 centros de treinamentos habilitados em nove cidades. Para os jogos oficiais, o estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), poderá receber cerca de 64.000 torcedores assentados.