Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

08h59min - 04 de Dezembro de 2013 Atualizado em 09h00min

Governo de Minas abre inscrições para 225 vagas para cursos em Uberlândia

As vagas são para os cursos gratuitos de Formação de Mototáxi e Motofrete, e para o curso de Formação de Condutores de Veículos de Emergência e Socorrista

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego oferece 200 vagas para os cursos gratuitos de Formação de Mototáxi e Motofrete, e 25 para o curso de Formação de Condutores de Veículos de Emergência e Socorrista, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O curso de Formação de Mototáxi e Motofrete, com carga horária de 40 horas, atende à Resolução 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 18 de junho de 2012, que regulamenta o curso obrigatório destinado a profissionais que realizam transporte de passageiros (mototaxista) e entrega de mercadorias (motofretista).

De acordo com a Lei 12.009, para o exercício do mototáxi e do motofrete, o profissional precisa ser aprovado no curso especializado, ter completado 21 anos, possuir habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A” e utilizar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos.

Já o curso de Formação de Condutores de Veículos de Emergência e Socorrista, com carga horária de 50 horas, atende à Resolução 168 do Contran, de 14 de dezembro de 2004, que estabelece normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos.  Para participar do curso, o trabalhador deve estar habilitado em uma das categorias (A, B, C, D ou E), não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses e não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Os alunos, além da certificação gratuita e material didático, também recebem vale-transporte e lanche e serão cadastrados no Sistema Mais Emprego, para que sejam encaminhados a vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Para participar, o trabalhador deve procurar a Unidade de Atendimento ao Trabalhador do município, levando a Carteira de Trabalho e Previdência Social, o CPF e o cartão do PIS. As inscrições serão realizadas até o fechamento das turmas.

Os cursos serão realizados por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tenente Lúcio, num investimento total de R$ 60.125,00.  Em 2013, a Sete já formou 700 mototaxistas e motofretistas, sendo 300 em Uberlândia, 100 em Araguari, 100 em Ituiutaba, 175 em Ipatinga e 25 em Patrocínio. O curso de Formação de Condutores de Veículos de Emergência e Socorrista está sendo realizado pela primeira vez.

Serviço:

Inscrições para cursos de formação profissional

Uberlândia

Local: Unidade de Atendimento ao Trabalhador

Endereço: Praça Tubal Vilela, 60 – Centro

Telefone: (34) 3231 4433

Atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 17h

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato