Social | Trabalho / Social

19h25min - 29 de Julho de 2013 Atualizado em 19h36min

Governo de Minas abre nova fase do Travessia Nota 10 com seminário em Diamantina

Realizado pela Sedvan, evento de nivelamento da rede de formadores do programa de alfabetização termina na próxima quarta-feira

Divulgação/Sedvan
Encontro realizado em Diamantina contou com a presença do secretário e do secretário-adjunto da Sedvan

Localizada no Vale do Jequitinhonha, a histórica cidade de Diamantina recebeu nesta segunda-feira (29) a abertura do Seminário de Nivelamento da Rede de Formadores do Programa Travessia Nota 10 por Um Brasil Alfabetizado, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).

O evento marcou o início das atividades da fase 2012/2013 do programa, que visa universalizar a alfabetização de jovens e adultos, sendo executado por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal. O foco dos trabalhos a serem desenvolvidos até quarta-feira (31), no Anfiteatro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é promover o alinhamento entre a rede composta por 71 formadores e os técnicos da Sedvan e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Instituição formadora ligada à UFVJM, a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe) foi escolhida por pregão eletrônico para a execução desta etapa do programa. O objetivo é garantir a excelência da formação de 3.331 alfabetizadores e 486 coordenadores, bem como a assistência técnica para acompanhamento e monitoramento das ações. De acordo com o contrato de parceria, serão atendidos 47.832 jovens e adultos durante esta fase do Travessia Nota 10, nos 188 municípios da área de atuação do Sistema Sedvan-Idene.

Palestras

Entre os destaques da programação, o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, ministrou palestra abordando os programas e ações do sistema Sedvan-Idene. “Já tivemos muitos avanços, tanto nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, quanto no Norte de Minas. Entretanto, precisamos investir intensamente em educação para trazer mais desenvolvimento para essa região”, disse o secretário.

“A Educação como um dos Pilares do Desenvolvimento” foi o tema da palestra do secretário-adjunto da Sedvan e diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Bruno Alencar. "Vocês levarão até a ponta a forma de educação mais básica, a alfabetização. Deveria até ser conhecida como educação para a dignidade. Em decorrência dela é possível o desenvolvimento”, destacou o secretário-adjunto.

Também participaram da solenidade o vice-diretor-geral do Idene, Roberto Grapiuna, a presidente da Fundaepe, Dulce Silva Pimenta, os diretores regionais do Idene, Margareth Durães (Vale do Jequitinhonha) e Edson Couto (Norte de Minas), a assessora de Integração Social e gestora do programa, Rachel Tupynambá, o reitor da UFVJM, Pedro Angelo Almeida Abreu, e o prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo.

Programa

Sob a ótica da educação de base, o Travessia Nota 10 trabalha com alfabetização popular no Norte e Nordeste de Minas Gerais, buscando também estimular a continuidade dos estudos como pré-condição para o desenvolvimento regional. O programa conta com apoio de 188 prefeituras municipais da sua área de abrangência, além da sociedade civil organizada, das associações comunitárias, de instituições educacionais e diversas representações das tradições religiosas atuantes na região.