Ciência e Tecnologia

15h45min - 05 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 16h18min

Governo de Minas anuncia expansão das atividades da Unimontes em Pompéu

O município vai receber um polo presencial da instituição além de recursos para aquisição de instrumentos e implantação de laboratórios

Divulgação/Sectes
Medidas foram anunciadas pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues

O Governo de Minas continua ampliando o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade para a região Central do Estado. Nesta quarta-feira (5), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, anunciaram em Pompéu a expansão das atividades da instituição naquele município. Foram assinados, na solenidade, dois documentos: um convênio para a implantação e manutenção de um polo presencial da Unimontes, com a criação do curso de tecnólogo em gestão pública, e a liberação de recursos da ordem de  R$ 1.186.913,00, para a aquisição de  instrumentos e implantação de laboratórios no Polo. Estas mesmas iniciativas foram realizadas na semana passada em Joaima e Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.

A unidade da Unimontes irá funcionar junto ao espaço da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde a Unimontes já oferece cursos a distância semipresenciais de Educação Física, Pedagogia e Geografia. O vestibular para a primeira turma do curso Tecnólogo em Gestão Pública, que vai contar com 35 vagas, já foi realizado e as aulas têm previsão de início para março de 2014. Outra previsão é de que no próximo vestibular a oferta de cursos e vagas seja ampliada.

O secretario Narcio Rodrigues ressaltou o compromisso do Governo de Minas em fortalecer o ensino superior no Estado e dar um salto de qualidade e inovação nas diversas ações que estão sendo firmadas pela atual gestão. “A Unimontes é uma das melhores universidades do interior do Brasil. Com diversas ações do Governo de Minas, vamos democratizar e interiorizar o acesso ao conhecimento, dando visibilidade ao que há de melhor no mundo em aprendizado”, afirmou.  Ele destacou, ainda, a necessidade de se investir em educação para acelerar a transformação econômica e social.

O reitor Canela, por sua vez, ressaltou a importância do ensino superior para o desenvolvimento do Estado. “Só iremos vencer as dificuldades sociais enfrentadas pelo país ofertando ensino de qualidade para a população. A Unimontes  possui ferramentas para desenvolver a economia mineira através do seu ensino superior”, comentou.

O prefeito do município de Pompéu, Joaquim Campos Reis, agradeceu ao governador Antonio Anastasia e ao secretario Narcio Rodrigues pelos investimentos que eles vêm fazendo na educação superior na região e em todo o Estado.

Brasil Profissionalizado

Após a solenidade, as autoridades presentes visitaram obras do Governo de Minas, que estão sendo construídas no município. A primeira a ser visitada foi a Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado, que vem sendo realizada por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e as secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Educação. A unidade está sendo erguida em terreno anexo ao espaço onde será implantado o Polo da Unimontes.

Por meio do programa Brasil Profissionalizado, que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, os centros de formação terão cursos profissionalizantes criados a partir da demanda e da vocação de cada microrregião. A Unimontes será responsável pela implantação da unidade no município de Pompéu. O valor destinado para a construção de cada escola técnica é de R$ 7 milhões e a unidade terá 5.580 metros quadrados de área construída, com capacidade para 1,2 mil alunos. A previsão é de que a escola esteja pronta em dezembro de 2014.

Os participantes da solenidade visitaram também o espaço onde está sendo implantado uma unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O local está sendo totalmente estruturado para receber uma das mais inovadoras plataformas de ensino a distância do país. O espaço amplia as possibilidades de qualificação profissional do cidadão de Pompéu e região, para a oferta de cursos de graduação, tecnólogos, idiomas e da plataforma Moocs.

“O Brasil Profissionalizado é um exemplo claro de esforços conjuntos de diversas esferas governamentais para o desenvolvimento social e educacional de Minas. Além do programa, teremos aqui a Uaitec oferecendo diversos cursos tecnológicos e com um aparato que vai dar a população a oportunidade de aprender com as maiores universidades do mundo”, revelou Narcio Rodrigues.