Ciência e Tecnologia

15h58min - 24 de Janeiro de 2014 Atualizado em 16h02min

Governo de Minas anuncia R$ 46 milhões para parques tecnológicos no Triângulo

Indutores de desenvolvimento econômico e social, os parques serão construídos nas cidades de Uberlândia e Uberaba

O secretario de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, anunciou nesta sexta-feira (24), em Uberlândia, investimentos de R$ 46 milhões do Governo de Minas e da União na implantação de dois parques tecnológicos na região do Triângulo Mineiro. Indutores de desenvolvimento econômico e social, os parques serão construídos em Uberlândia e Uberaba.

Narcio participou, juntamente com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e do prefeito Gilmar Machado, de solenidade na prefeitura de Uberlândia de lançamento da Redecomep, iniciativa do Governo Federal de implantação de redes de internet de alta velocidade em regiões metropolitanas do país.

“Em Uberlândia, o Governo de Minas já assegurou recursos da ordem de R$ 2 milhões de para a estruturação urbanística e produção de projetos executivos para a implantação do parque tecnológico. Em abril eles serão apresentados à prefeitura que está definindo com a Universidade Federal de Uberlândia a melhor localização do projeto”, afirmou Narcio.

No dia anterior, o secretário tinha assinado o mesmo acordo com a prefeitura de Uberaba. Lá o projeto está mais adiantado e o Governo de Minas já alocou recursos da ordem de R$ 14 milhões para o início imediato das obras estruturais. Dentro do modelo de construção dos parques, sustentada pela academia, o governo e a iniciativa privada, ele será implantada junto a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Assim como Uberlândia, Narcio Rodrigues informou ainda que a bancada mineira no Congresso Nacional garantiu R$ 30 milhões no Orçamento da União de 2014 para investimentos nos dois parques. Cada um receberá R$ 15 milhões. “Estamos promovendo uma verdadeira revolução na região. A implantação de parques tecnológicos são passos decisivos para consolidar a vocação existente na região do Triângulo, principalmente na área de biotecnologia e na implantação do polo aeroespacial”, afirmou o secretário. “A região vai se inserir, definitivamente, na economia do conhecimento”, acrescentou.

Narcio revelou ainda que, em fevereiro, será anunciado também outro investimento decisivo para a diversificação da economia de Minas e do Triângulo. Serão R$ 24 milhões, recursos do Governo de Minas, investidos no Polo Aeroespacial para a finalização do protótipo da aeronave Tupã, sob a responsabilidade da Axis Aeroespacial, localizada em Tupaciguara. “Concluído o protótipo, será iniciado o processo de industrialização, gerando produtos que irão contribuir, sensivelmente, para a alteração positiva do perfil da economia mineira”, afirmou.

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, destacou a perfeita sintonia existente entre o município e o Governo de Minas e destacou o caráter republicano que tem conduzido as ações no setor de ciência e tecnologia em Minas entre a União, o Estado e os municípios.