Social | Trabalho / Social

14h07min - 05 de Julho de 2013 Atualizado em 14h11min

Governo de Minas assina contrato para executar o Programa Travessia Nota 10

Fundaepe será responsável pela formação de 3.331 alfabetizadores e 486 coordenadores. Ação alfabetizadora atenderá total de 47.832 jovens e adultos

Sedvan/Divulgação
Prefeito de Engenheiro Navarro, Paulo Afonso, vice-diretor do Idene, Roberto Grapiuna, secretário-adjunto do Idene, Bruno Alencar, secretário de Estado Gil Pereira, gestora Rachel Tupynambá e presidente da Fundaepe, Dulce Pimenta

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), assinou, nesta sexta-feira (5), contrato de parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe) para a execução do Programa Travessia Nota 10 Por Um Brasil Alfabetizado.

A escolha da instituição foi realizada por pregão eletrônico. Referente ao ciclo 2012/2013, o contrato prevê formação de 3.331 alfabetizadores e 486 coordenadores, bem como assistência técnica para acompanhamento e monitoramento pedagógico da ação alfabetizadora para atender um total de 47.832 jovens e adultos.

O secretário da Sedvan, Gil Pereira, destacou a excelência da Fundaepe para execução do trabalho. “A instituição será a marca do Jequitinhonha no programa. Agora o momento é de muito empenho e dedicação”, disse o secretário.

O processo seletivo da rede de formadores será publicado na próxima terça-feira (9) e as contratações estão previstas para o dia 26 deste mês. As atividades do programa começam no dia 29, em Diamantina, com realização de seminário de nivelamento da rede de formadores. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de agosto, após ser concluída a formação dos alfabetizadores.

“Trabalhamos sempre com a perspectiva de que o cidadão é a razão da existência do Programa Travessia Nota 10, principalmente as pessoas da zona rural que não tiveram acesso à educação. Nossos esforços são para garantir esse direito com excelência”, afirma a gestora do programa, Rachel Tupynambá.

Sob a ótica da educação de base, o Travessia Nota 10 trabalha com alfabetização popular no Norte e Nordeste de Minas Gerais, buscando também estimular a continuidade dos estudos como pré-condição para o desenvolvimento regional. O programa conta com apoio de 188 prefeituras, além da sociedade civil organizada, associações comunitárias, instituições educacionais e diversas representações das tradições religiosas atuantes na região.