10h58min - 19 de Março de 2014 Atualizado em 10h59min

Governo de Minas assina contrato para iniciar perfuração de poços artesianos

Serão perfurados 112 poços artesianos em 76 municípios do Estado que enfrentam problemas com a falta de abastecimento de água

Ricardo Oliveira
Secretário Bilac Pinto assina contrato com empresas que irão construir os poços artesianos

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Bilac Pinto, assinou nessa terça-feira (18/03), na Cidade Administrativa, contrato com as empresas vencedoras da licitação para iniciar a perfuração de 112 poços artesianos em 76 municípios do Estado que enfrentam problemas com a falta de abastecimento de água. Grande parte das localidades atendidas fica situada no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para a realização destas obras serão investidos R$ 8,3 milhões pelo Governo de Minas, por meio do programa de Infraestrutura Municipal (ProInveste). Ao todo, a ação irá beneficiar cerca de onze mil mineiros que sofrem com a falta de água de qualidade para consumo.

De acordo com Bilac Pinto, o Governo de Minas vem intensificando suas ações nas regiões com os menores IDHs do Estado, proporcionando a melhoria e a ampliação de serviços que são essenciais para a população. “Este programa que está sendo executado pelo Governo de Minas é mais um que visa proporcionar a melhoria das condições de vida da população que vive nos municípios mais carentes do Estado, com esta ação vamos levar água de qualidade para pessoas que sofrem com a seca. Ainda dentro do Proinveste, o Estado vai construir quase dez mil módulos sanitários, beneficiando famílias que nunca tiveram banheiros em suas casas” explicou.

Fortalecimento Municipal

O contrato assinado pela Sedru faz parte do conjunto de investimentos anunciados pelo governador Anastasia no final de 2013 para obras de pavimentação e saneamento básico em 255 municípios mineiros. Ao todo serão liberados R$ 120 milhões para melhorar a infraestrutura das cidades mineiras. O objetivo é dotar os municípios de infraestrutura adequada e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O montante a ser investido é oriundo de operações de crédito contratadas pelo Estado junto ao Banco do Brasil e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).