Economia / Desenvolvimento | Social | Trabalho / Social

09h00min - 18 de Julho de 2013 Atualizado em 19h05min - 17 de Julho de 2013

Governo de Minas capacita profissionais da microrregião do Médio Rio Doce

Por meio de uma ação da Sedese, mais de 700 pessoas de 230 municípios já foram capacitadas para a gestão orçamentária e financeira

Cerca de 80 profissionais de 23 municípios da microrregião do Médio Rio Doce participaram, nesta quarta-feira (17), em Governador Valadares, de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) por meio da Subsecretaria de Assistência Social. O objetivo é obter novos avanços no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para que esses gestores municipais de assistência social, contadores e consultores contábeis executem seus orçamentos, de acordo com as normativas exigidas pelo SUAS.

De acordo com a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Maria Juanita Godinho Pimenta, a iniciativa vai permitir a análise de fatores que contribuam para a ocorrência de problemas evitáveis, como a baixa execução orçamentária e financeira dos recursos públicos destinados à área da assistência social. “Isso é essencial para direcionar as ações do Governo de Minas a fim de melhorar os índices da gestão pública. A meta é atingir 40% dos municípios mineiros este ano para que eles possam executar a política de assistência social de maneira mais eficiente”, destacou a subsecretária.

Mais de 700 pessoas de 230 municípios de todas as regiões mineiras já foram capacitaas em 2013 para a gestão orçamentária e financeira. O treinamento desta quarta foi o quinto de uma série de sete capacitações, previstas para ocorrerem até setembro deste ano. A iniciativa conta com a parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce).