Meio Ambiente | Casa Civil | Governo

13h13min - 16 de Outubro de 2013 Atualizado em 13h15min

Governo de Minas certifica Inforuso Sucesu com o Selo Evento Sustentável

Certificação é concedida a partir de avaliação sobre a sustentabilidade do evento feita pela Secretaria de Casa Civil e de Relações Institucionais

A 29° edição do Inforuso Sucesu 2013, maior encontro de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC) de Minas Gerais, foi certificada com o Selo Evento Sustentável, outorgado pelo governo estadual. Com o selo, os organizadores do evento se comprometem a garantir comportamento ético frente à sociedade e ao meio ambiente, significando que o consumo sustentável é priorizado e incentivado.

A avaliação da sustentabilidade do evento é feita pela Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri) em articulação com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Essa é a primeira vez que o Inforuso Sucesu atendeu as exigências de sustentabilidade que lhe garantiram o Selo Evento Sustentável do Governo de Minas. Com isso, ganhou uma maior pontuação para edital da Prefeitura de Belo Horizonte, em que esta entrou como parceira no evento, que será realizado no dia 29 de outubro, na capital mineira.

A Inforuso Sucesu 2013 reúne diversos integrantes do meio tecnológico de todo Brasil, entre empresas e prestadores de serviços, que poderão prospectar e gerar negócios, agregando soluções inteligentes às suas corporações.

Selo aumenta visibilidade das empresas

O Selo Evento Sustentável foi instituído pelo Decreto nº 45.815 do Governo do Estado e regulamenta o procedimento para o reconhecimento da sustentabilidade ambiental, social e cultural de eventos artísticos, técnicos e comemorativos ou similares. Com essa certificação, as empresas aumentam a visibilidade no mercado nacional e internacional e consolidam a credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores. A submissão destes projetos ao Estado é voluntária e não implica na aplicação de penalidades.

Dentre as determinações para se obter o Selo Evento Sustentável destaca-se a de fazer com que o 29° Inforuso Sucesu seja neutro em carbono. Isto significa que as emissões de gases de efeito estufa gerados pelo evento serão devidamente quantificados para que possam ser neutralizados, sendo realizada uma ação de compensação ambiental.