10h42min - 07 de Maio de 2014 Atualizado em 17h57min

Governo de Minas e parceiros lançam o Prêmio Mineiro de Inovação

Objetivo é valorizar os projetos e iniciativas que promovam a inovação no Estado. Vencedores levarão R$ 20 mil em dinheiro

Lançamento do Prêmio Mineiro de Inovação

Foi lançado nessa terça-feira (6), durante café da manhã na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Edital de Chamada do Prêmio Mineiro de Inovação. A premiação é uma iniciativa da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio-MG, em parceria com o Governo de Minas e Fiemg, e objetiva valorizar projetos e iniciativas que promovam a inovação no Estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery de Siqueira Silva, que representou o governador Alberto Pinto Coelho na solenidade, ressaltou o importante papel da inovação para impulsionar a economia e o crescimento das empresas instaladas em Minas. “Hoje temos um cenário muito favorável e que nos proporciona totais condições de expandir o desenvolvimento econômico no Estado”, afirmou.

O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, falou sobre a inovação, fazendo referência ao Manual de Oslo que a determina como fator crucial para o crescimento da produtividade e do emprego e do desenvolvimento social. Para Bernis, “É isso que nós buscamos: gerar emprego, qualificar nossos trabalhadores, para que possamos avançar na economia do conhecimento e do futuro, gerando bem-estar e qualidade de vida à população”, declarou. Ele ainda citou algumas ações desenvolvidas pela Secretaria voltadas para a área de inovação, dentre elas o Programa Travessia. “É um exemplo de sucesso em políticas públicas de desenvolvimento e assistência social”, salientou.

Renata Vilhena, secretária de Estado de Planejamento e Gestão
, explicou os programas e ações do Governo de Minas para garantir melhorias do serviço público estadual no atendimento à população e, ao mesmo tempo, gerar economia para o Estado. A secretária reforçou o apoio do governo ao Prêmio Mineiro de Inovação e falou sobre o 9º Prêmio Excelência em Gestão Pública, que objetiva valorizar boas ideias de servidores e estagiários do Executivo estadual que contribuam para melhorar a prestação de serviços públicos para a população.

O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de Minas Gerais, Giacomo Regaldo, agradeceu todos os parceiros que já apoiam o prêmio e reforçou o convite de nova parceria a empresários e autoridades públicas presentes. Juntamente com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Professor Evaldo Vilela, apresentou as diretrizes do edital, que estabelece que as inscrições devem ser encaminhadas para a sede da Câmara Italiana de Minas Gerais, no período de 15 de julho a 15 de outubro.

Além da parceria do governo estadual e da Fiemg, a iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Grupo Dirigente FIAT e da União Brasileira para a Qualidade (UBQ).

O prêmio

O Prêmio irá contemplar três modalidades: processo, produto e intangível, além da “Menção Honrosa” na área da educação. O edital pode ser acessado pelo site www.premiomineiroinovacao.com.br. Podem concorrer pessoas físicas, entre pesquisadores e estudantes; universidades; escolas e centros educacionais; startups e spin offs. Os trabalhos/projetos devem ser comprovados mediante patente, pedido ou registro de patente ou protótipo documentado.  Os vencedores de cada categoria e da menção honrosa receberão um diploma e uma medalha, além de R$ 20 mil em dinheiro.

O Prêmio Mineiro de Inovação foi lançado oficialmente pelo então governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, durante solenidade de entrega da Medalha Italia Affari, promovido pela Câmara Italiana de Comércio – MG em novembro de 2013.