Palavra do Governador

06h00min - 06 de Dezembro de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Governo de Minas entrega mais 100 Farmácias de Minas em todas as regiões

No Palavra do Governador desta semana, Anastasia fala da importância do programa que leva cerca de 160 medicamentos gratuitos, além de farmacêuticos, aos mineiros das pequenas cidades

O Palavra do Governador desta semana destaca o Programa Farmácia de Minas, uma das mais importantes ações no esforço que o Governo do Estado tem feito nos últimos anos para melhorar cada vez mais o sistema estadual de saúde.

Desde o início da sua implantação, em 2008, o Farmácia de Minas tem ajudado a garantir medicamentos gratuitos nos municípios menores que, antes, tinham mais dificuldade de acesso a remédios e ao farmacêutico. Por meio do programa, o Governo de Minas custeia a construção de farmácias públicas e a contratação de farmacêuticos. O objetivo é garantir acesso a medicamentos e atendimento de qualidade, servindo de referência nestes serviços para a população.

“Nos municípios entre 10 mil e 30 mil habitantes, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, construiu unidades chamadas Farmácia de Minas, com recursos do Estado, para alocar ali medicamentos. São mais de 160 medicamentos que são distribuídos gratuitamente para o público que utiliza o SUS, o Sistema Único de Saúde. É um investimento muito expressivo e nós já estamos em 400 municípios mineiros com as unidades construídas e em funcionamento”, afirma o governador Antonio Anastasia.

Só entre 2007 e 2011, foram investidos no programa R$ 70 milhões. Em todas as farmácias, são implantados o software integrado de gerenciamento da assistência farmacêutica, que garante o adequado controle dos medicamentos e cadastro dos pacientes atendidos pela farmácia.

O programa deu tão certo, modificando a realidade da saúde nos pequenos municípios que, seguindo o planejamento realizado, está sendo expandido. Nesta quinta-feira (6), o governador inaugura, simultaneamente, em todas as regiões do Estado, mais 100 unidades do Farmácia de Minas.

“São mais 100 novas cidades que vão receber a sede do Farmácia de Minas, o farmacêutico contratado e vão poder distribuir aos pacientes do SUS medicamentos gratuitos”, garante Anastasia.

Ainda de forma pioneira, no próximo ano, o serviço do Farmácia de Minas começará a funcionar também por telefone em três municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Farmácia de Minas em Casa vai entregar em domicílio os medicamentos para aquelas pessoas que mais precisam.

“Esse é um projeto inovador, pioneiro, que vamos iniciar a sua implementação no ano que vem a partir do mês de janeiro, inicialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e que vai funcionar com duas ações. Primeiro, um call center, através do telefone 155, para esclarecer dúvidas quanto aos remédios. E, o segundo, através de uma empresa de motoboys contratada, que vai levar em casa, em horários previamente agendados, aquele medicamento que tenha sido designado para uso daquele determinado paciente, especialmente idosos, que tenha dificuldades de locomoção”, informa o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.