Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

17h08min - 22 de Maio de 2013 Atualizado em 14h45min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas firma parcerias para beneficiar catadores de materiais recicláveis

O projeto, que vai atender três mil catadores de 79 municípios mineiros, visa à inclusão sócio-produtiva dos catadores de materiais recicláveis não organizados

Divulgação/Sete
Termo de Compromisso foi assinado com seis municípios da Zona da Mata
Termo de Compromisso foi assinado com seis municípios da Zona da Mata

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) assinou, nessa terça-feira (21), em Cataguases, na Zona da Mata, Termo de Compromisso com seis municípios para a implantação do projeto de Fomento à Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos com a Inclusão Sócio-Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Ainda fazem parte do termo de compromisso as cidades de Juiz de Fora, Leopoldina, Manhumirim, Muriaé e Santos Dumont.

O projeto, que vai atender três mil catadores de 79 municípios mineiros, visa à inclusão sócio-produtiva dos catadores de materiais recicláveis não organizados e ao fomento de empreendimentos econômicos solidários e de redes de cooperação atuantes com resíduos sólidos, fortalecendo os processos de coleta seletiva nos municípios, a fim de melhorar as condições de vida dos seus beneficiários.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva, “esse é um projeto embrionário, mas significa que o Governo de Minas está atuando firmemente para transformar a vida dos mineiros, especialmente daqueles que estão mais vulneráveis neste momento. O projeto é uma oportunidade aos catadores de materiais recicláveis de tomarem as rédeas do próprio destino”.

A ação é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Sete, e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

O secretário adjunto Hélio Rabelo, um dos autores do projeto, afirma que essa é uma grande conquista dos mineiros e um grande passo da Sete. “Tivemos uma semana para apresentar o projeto ao Ministério do Trabalho, após a publicação do edital, e menos tempo ainda para conseguir a contrapartida para a sua execução, no que fomos prontamente atendidos pelo governador Antonio Anastasia. E hoje temos um dos melhores e mais reconhecidos projetos da Secretaria Nacional de Economia Solidária”, comemora.

Os beneficiários do projeto de Fomento à Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos com a Inclusão Sócio-Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis terão acesso à escolarização e à educação profissional e tecnológica, além de orientação para o associativismo e cooperativismo, assessoramento e fomento aos seus empreendimentos, inclusive com acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato