15h36min - 02 de Junho de 2014 Atualizado em 15h36min

Governo de Minas garante ensino superior gratuito em Ituiutaba

Fundação Educacional de Ituiutaba será absorvida pela estrutura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

O Governo de Minas garante o ensino superior gratuito para 1.471 estudantes de Ituiutaba, município localizado no Triângulo Mineiro. Nesta terça-feira (03/06), a Fundação Educacional de Ituiutaba (FEIT) será absorvida pela estrutura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), numa ação que marca o esforço do governo em assegurar o acesso ao maior número de mineiros ao ensino superior público e gratuito. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, formalizou oficialmente a absorção.  A UEMG vai se transformar na terceira maior universidade do Estado.

Para o secretário Narcio Rodrigues, a iniciativa é um marco para o governo mineiro, que amplia o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. "Estamos criando toda infraestrutura para assegurar comodidade e condições adequadas de aprendizagem para os alunos da UEMG, que devem saltar dos atuais 5.700 para mais de 18 mil, quando estiver concluída a expansão e reestruturação", assegurou o secretario.  Com a publicação dos decretos, ficarão transferidos automaticamente para a UEMG, todos os alunos que, na data de publicação do documento, estejam regularmente matriculados nas fundações, assegurando-lhes o ensino público e gratuito, conforme determina a Lei nº 20.807, de 2013.

Nos últimos anos foi feito um esforço conjunto do Governo de Minas, liderado pela Sectes e com a participação da Advocacia Geral do Estado (AGE), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Fazenda (SEF) e da própria UEMG em parceria com as fundações. Foram feitos os levantamentos da realidade de cada unidade associada à universidade e o cumprimento de todas as formalidades legais, inclusive com a participação da Assembleia Legislativa ao aprovar a Lei 20.807, que autoriza o processo de absorção pela UEMG. Além das três primeiras fundações do interior contempladas, a Fundação Helena Antipoff, que já é estadualizada e gratuita para os alunos, também fará parte da estrutura da UEMG.

Segundo a subsecretária de Ensino Superior, professora Liana Portilho, houve um trabalho intenso para se chegar a esse momento especial do ensino superior de Minas Gerais, principalmente, porque leva em consideração a nova economia do conhecimento, que exige investimentos expressivos na formação de pessoal.  “Participo deste processo desde o início. Primeiro como procuradora do Estado, depois como subsecretária de Ensino Superior, visando a viabilizar a absorção, pelo Estado, destas fundações associadas à UEMG”, afirma a subsecretária, garantindo que a assinatura destes três decretos de absorção significa um marco histórico. A iniciativa significa a ampliação sem precedentes na expansão de vagas públicas e gratuitas no ensino superior do Estado.

A ampliação total da UEMG se dará após a conclusão da estadualização de todas as fundações, como também a reestruturação de toda a universidade, contribuindo para que se consolide como uma das maiores instituições de ensino superior de Minas. O número de cursos de graduação oferecidos saltará de 32 para 112, e o de professores subirá de 853 para 1800. Atualmente, a UEMG também oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, por meio de mestrado em Design, Educação e Engenharia de Materiais e um de doutorado em Engenharia de Materiais.

Fundação Educacional de Ituiutaba

A Fundação Educacional de Ituiutaba foi constituída pelo próprio Estado de Minas Gerais, por lei, entre os anos de 1960 e 1970, mas sua manutenção era custeada por mensalidades pagas pelos alunos. Embora a absorção dessas fundações educacionais pelo Estado estivesse prevista na Constituição mineira desde sua promulgação, em 1989, obstáculos financeiros e administrativos impediram a concretização do projeto. Como solução intermediária à absorção, essas fundações já haviam sido reconhecidas como entidades associadas à UEMG, com alguns incentivos institucionais.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), a estadualização já foi concretizada em Ibirité (Fundação Helena Antipoff), Carangola (Fundação Fafile), Campanha (Fundação Cultural Campanha da Princesa - FCCP) e Diamantina (Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Fevale). Além da FEIT em Ituiutaba acontecerá ainda este ano a estadualização de mais duas fundações. No dia 3 de setembro a Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi) será incorporada à UEMG, assim como a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), no dia 3 de novembro.

Passo a passo da estadualização

Na primeira etapa, são tomadas providências preparatórias à absorção das atividades de ensino, pesquisa e extensão da fundação associada. A Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) indicam membros para acompanharem os procedimentos preparatórios para transferência do corpo discente e das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Posteriormente, é apresentado um diagnóstico sobre a situação da Fundação, dando ciência ao Reitor da UEMG, bem como aos órgãos de controle que acompanham o processo de absorção da Fundação.

Cumpridas as providências preparatórias à absorção pela Comissão Especial e tomadas as medidas administrativas necessárias, ficam transferidas à UEMG as atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como os estudantes regularmente matriculados, ficando assegurado aos alunos o ensino público e gratuito. Por fim, ocorre a extinção da personalidade jurídica fundacional. Enquanto estiver em curso o processo de extinção, o planejamento, gestão das atividades administrativas e financeiras ficam a cargo da UEMG e da Fundação, em regime de colaboração.