10h54min - 01 de Junho de 2015 Atualizado em 12h45min

Governo de Minas Gerais aposta em parceria com a União para retomar grandes obras logísticas

Secretário de Planejamento e Gestão disse, durante o Fórum Dialoga Brasil, que edital do Rodoanel Norte deve ser publicado até julho deste ano

A retomada das grandes obras de infraestrutura é uma das apostas do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, para que o Brasil e o Estado de Minas voltem a trilhar o caminho do desenvolvimento.

“Nós precisamos incrementar a parceria com o governo federal na área de logística, seja por meio de concessões, seja por meio de investimentos diretos, para que as grandes intervenções logísticas aconteçam”, disse o secretário durante a realização do Fórum Dialoga Brasil – Plano Plurianual (PPA) 2016/2019 da regional Sudeste, realizado em Belo Horizonte, e promovido em conjunto pelo Governo Federal e Governo de Minas.

Coordenador do evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, afirmou que a parceria com Minas Gerais é fundamental para que alguns dos programas mais bem sucedidos da União, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, continuem ampliando a política de inclusão social do Governo Federal no estado.

Uma das principais obras em Minas, que terá o edital lançado em breve, segundo o Helvécio Magalhães, é o Rodoanel Norte, que ligará Betim, na rodovia Fernão Dias, a Ravena, na BR-381. Segundo ele, a concessão feita pelo governo passado será cancelada, pois há indícios de irregularidades e sobrepreço, apontados pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER/MG).

“O novo edital, que será lançado até julho deste ano, apresentará o mesmo traçado e está sendo preparado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop)”, informou Magalhães. Já o Rodoanel Sul, obra sob responsabilidade do Governo Federal, está com seu projeto executivo em processo de finalização, segundo o secretário.

Estradas

O secretário também lembrou o lançamento, no último dia 19, pela Setop, do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) das estradas estaduais. “Os grupos interessados terão seis meses para fazer os estudos de viabilidade e apresentar propostas ao Governo pelos 28 mil quilômetros de rodovias estaduais. É o mercado, portanto, que vai avaliar o que é do seu interesse”.

O edital de concessão, segundo Magalhães, deve ser lançado no início de 2016. “Teremos, portanto, uma revolução na questão rodoviária em Minas Gerais a partir do ano que vem”, frisou.

A possibilidade de a gestão das rodovias federais, com um total de 6 mil quilômetros, passar para o âmbito estadual a partir do ano que vem, como prevê a legislação, foi abordada pelo secretário. Ele destacou o fato de o Governo de Minas poder dar continuidade ao programa de concessões rodoviárias iniciado pelo Governo Federal de forma casada, com a nova forma de gerir as rodovias estaduais.