Governo | Gestão

13h10min - 15 de Maio de 2015 Atualizado em 13h46min

Governo de Minas Gerais encaminha à Assembleia o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016

Estimativa para o próximo ano é de crescimento de 7,8 % da receita, com o equilíbrio das contas públicas

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e o secretário de Estado da Fazenda, José Afonso Bicalho, entregaram nesta sexta-feira (15/5) ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2016.

A LDO/2016 estabelece as metas e prioridades da administração pública estadual, as despesas correntes e de capital para o próximo ano, orienta a elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2016 e define a política de aplicação das agências financeiras oficiais, bem como dispõe sobre as alterações na legislação tributária, a administração da dívida e as operações de crédito.

Apesar do cenário de contenção de gastos, está garantido o financiamento de todos os órgãos no mesmo nível de 2014, e a expectativa é a de que o déficit seja reduzido e estabilizado nos próximos três anos. Estima-se para 2016 um crescimento de 7,8 % da receita em relação à LOA de 2015, levando em conta a perspectiva de melhora do nível de atividade de forma mais acelerada a partir do segundo semestre do próximo ano.

Também é positiva a projeção para o ICMS, principal fonte de receita tributária do Estado: estima-se um crescimento 7,8% em relação à LOA 2015, passando de R$ 40,5 bilhões para R$ 43,7 bilhões.

No projeto de lei entregue à Assembleia, o Governo de Minas Gerais reafirma a meta de buscar o equilíbrio das contas públicas, com grande esforço para a contenção da folha de pagamento e para a ampliação de receitas, como as patrimoniais e outras receitas correntes. Com isso, espera-se atingir a redução do déficit e melhorar o cenário fiscal.

A previsão de meta de superávit primário para 2016 é no montante de R$ 912 milhões, com meta de expansão para os próximos exercícios.