Segurança / Defesa Social | Cultura | Educação

18h33min - 25 de Maio de 2015 Atualizado em 12h48min - 26 de Maio de 2015

Governo de Minas Gerais lança a 4ª Conferência Estadual da Juventude

Um dos principais objetivos do evento é debater formas de participação dos jovens nas políticas públicas

Henrique Chendes/Imprensa MG
Lançamento da conferência estadual em BH

A 4ª Conferência Estadual da Juventude, com o tema central “Construindo a Minas das Juventudes Gerais”, foi lançada na sexta-feria (22/5),  em Belo Horizonte. Previsto para o período de 22 a 25  de outubro, o encontro terá como principais objetivos a proposição de uma agenda de juventude, para potencializar as múltiplas formas de participação juvenil, o combate a todas as formas de preconceito e a efetivação das políticas públicas de Juventude.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, a conferência vai reunir jovens de diferentes realidades, para que a juventude realmente seja representada em toda a sua diversidade, especialmente, aqueles que historicamente foram excluídos do processo de participação.

"Nós queremos ter delegados do terreiro, das unidades de internação, para que os adolescentes infratores falem por si mesmos o que acham de propostas como a redução da maioridade penal, o estatuto da família e a tercerização. Queremos ouvir os jovens adultos da prisões, dos quilombos, dos assentamentos da reforma agrária e da agricultura familiar.  Que seja cada um de um lugar , mas que traga essa realidade para a conferência", disse Nilmário.

Para o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, a atual conjuntura nacional é desafiadora para a juventude frente às ameaças de retrocesso. Diante desse quadro, uma das prioridades da Secretaria Nacional de Juventude é discutir o tema do extermínio dos jovens negros. "Para nós, esse é um tema civilizatório. Não podemos falar dos direitos da juventude se nem o direito à vida está sendo assegurado. Antes de falar dos direitos à educação, à saúde, à cultura e ao esporte temos que falar do direito à vida".

O período para realização das conferências municipais será de 1º de junho a 15 de agosto. Nas etapas municipais serão definidas as propostas e eleitos os delegados para representar os municípios na conferência estadual, que precede o evento nacional marcado para o fim do ano.