Governo

15h52min - 13 de Outubro de 2015 Atualizado em 16h00min

Governo de Minas Gerais libera recursos para reforma de escola no Sul de Minas

Em Ilicínea, secretário de Governo, Odair Cunha, representou o governador Fernando Pimentel em evento comemorativo dos 50 anos de Escola Estadual

Marcelo Di Carli
Diretora Adriana Faria (centro), Superintendente Regional de Ensino, Professora Arlete Gomes (esquerda) e o secretário de Governo Odair Cunha em assinatura simbólica da liberação de recursos para a escola

O secretário de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha, esteve, na última sexta-feira (9/10), no município de Ilicínea, região Sul do Estado. Na oportunidade, o secretário representou o governador Fernando Pimentel durante a solenidade comemorativa do cinquentenário da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida.

Recebido pela diretora da instituição, Adriana Luzia de Oliveira Faria, Odair Cunha anunciou a liberação de R$ 50 mil para obras de reforma nas instalações dos banheiros, que estão em situação precária de funcionamento e em número insuficiente para atender a grande demanda de alunos. Além disso, o recurso também será empregado para a reforma do Laboratório de Ciências, Biologia e Química – espaço utilizado como sala de aula nos últimos anos - e que voltará a sua finalidade a partir de 2016.

Ao todo, 585 escolas estaduais em 306 municípios de Minas Gerais já estão executando obras, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 109 milhões.

“Olhar para a escola significa acompanhar os trabalhos dos professores, das professoras e dos alunos das mais diversas regiões de Minas Gerais. A nossa presença aqui significa o reconhecimento do passado. Viemos homenagear a todos que construíram a escola ao longo desses 50 anos”, destacou Odair Cunha durante o discurso.

A solenidade contou com diversas atividades, entre elas, fanfarra, danças, desfile com a apresentação dos uniformes da instituição desde a fundação, além da apresentação de vídeos com depoimentos e também da história de Monsenhor Francisco Figueiredo, fundador da escola.

A diretora da instituição, Adriana Faria, ressaltou a importância da escola na formação dos alunos de Ilicínea. “São cinquenta anos de uma história compartilhada entre pessoas que muito se doaram para a realização de um sonho. Sonho de conduzir nossos alunos a uma vida melhor, de maiores possibilidades e firmes realizações. Registro meu agradecimento ao saudoso fundador da escola, Monsenhor Francisco Figueiredo, pelos anos de vida dedicados a nossa instituição”.

Participaram também da solenidade a superintendente regional de Ensino, professora Arlete Ribeiro Ramos Gomes, o prefeito do município, Aluísio Borges de Souza e a deputada estadual Geisa Teixeira.

História

Em 24 de outubro de 1964, no Salão Paroquial, realizou-se a primeira reunião com o objetivo de fundar o Ginásio Estadual Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea. Aos 20 de dezembro de 1965, pela Lei Estadual Nº 3881, o governador do Estado, Magalhães Pinto, criou o Ginásio Estadual Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea.

A escola foi instalada, em reunião especial, no Salão Paroquial em 29 de janeiro de 1966, sendo o primeiro diretor Monsenhor Francisco Figueiredo. Atualmente, a escola atende 1, 2 mil alunos do 6ª ano ao Ensino Médio.