Casa Civil | Governo

19h01min - 13 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 07h57min - 27 de Junho de 2013

Governo de Minas Gerais passa a integrar o Conselho da Associação Comercial

Secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, é empossada no conselho

“A composição do Conselho Empresarial de Relações Governamentais e Políticas da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), com habilidosa engenharia institucional, reflete o que há de mais moderno em termos de gestão compartilhada porque põe em uma mesma mesa segmentos políticos, empresariais e sociais até ideologicamente distintos, mas com o propósito de instituir um diálogo responsável e construtivo”.

A afirmação é da secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, durante a solenidade de posse nesse Conselho, realizada nesta segunda-feira (13), no plenário da ACMinas. Ela ressaltou a importância da instância, "que demonstra a possibilidade criar uma sinergia em favor do interesse coletivo”.

O presidente da ACMinas discursou sobre a legitimidade da instituição para abrir o debate nas mais diversas frentes de interesse da sociedade mineira. Já o presidente do Conselho afirmou que “o órgão não representa um modelo de injunções tutelares sobre as questões de importância para os mineiros e para o Estado”. “O Conselho é uma instância que vai possibilitar a rede de governança, não para tutela, mas sim, para compartilhamento. Há uma aderência desta modelagem ao Estado em Rede, isto sem desconsiderar os embates que surgirão da pluralidade”, acrescentou a secretária.

Atuação do Conselho

O administrador de empresas e advogado, Luis Márcio Vianna, que tomou posse como presidente do Conselho, apresentou como será a atuação do órgão e de seus conselheiros: “Imaginamos um espaço em que a sociedade civil do Estado se encontrasse com a sua sociedade política através da discussão dos assuntos de interesse para a classe empresarial mineira, definisse sobre o melhor curso para eles, no embate com outros interesses e perspectivas, sob o primado do interesse coletivo”, afirmou.

O Conselho é também integrado por: Arthur Lopes Filho, Charles Lotfi, Cláudio Costa, Clélio Campolina, Dep. Antônio Andrade, Dep. Aracely de Paula, Dep. Dilzon Melo,Dep. Jô Moraes, Dep. Gustavo Corrêa, Dep. Marcus Pestana, Dep. Reginaldo Lopes, Eduardo Lery Vieira, Eduardo Prates Octaviani Bernis, Eduardo Vieira Moreira, Emerson Fidélis, Fádua Andrade, João Luiz Pinto Coelho, Jorge Rolla, José Eduardo de Lima Pereira, José Eustáquio de Oliveira, José Fernando Coura, José Geraldo de Oliveira Prado, José Lincoln Magalhães, José Luis de Magalhães Neto, Luís Cláudio Chaves,Luís Márcio  Ribeiro Vianna, Luiz Antônio Rossi, Luiz  Michalik, Maria Madalena Franco Garcia, Maria Beatriz Andrade Carvalho, Milton Marques do Nascimento, Mário Heringer,Milton Marques do Nascimento, Paulino Cícero de Vasconcelos, Paulo Elisiário,Ricardo de Oliveira Marques, Ricardo Siqueira, Ronaldo Vasconcelos, Silvia Costa Naschenveng, Walfrido dos Mares Guia.