09h50min - 23 de Setembro de 2015 Atualizado em 09h46min

Governo de Minas Gerais repassa material esportivo a escolas indígenas

Material beneficiará 708 alunos indígenas da região dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Iniciativa promove socialização, saúde e lazer por meio do esporte

Visando o fomento ao esporte mineiro em todas as suas áreas, a Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) oficializou a doação de bolas de futsal e voleibol a três escolas estaduais indígenas da região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

O material beneficiará 708 alunos da tribo Maxakali. Serão destinadas 20 bolas de cada modalidade a cada uma das instituições de ensino que atendem quatro municípios: Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali, de Bertópolis; Escola Estadual Indígena Maxakali, de Santa Helena de Minas; e Escola Estadual Indígena, localizada entre os municípios de Ladainha e Teófilo Otoni.

Segundo o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, a missão da secretaria é abranger o maior número de pessoas possível em suas ações. “Queremos levar a prática esportiva para todos os cantos de Minas, para todos os mineiros. É o esporte como instrumento de saúde, de lazer e socialização. Os alunos das escolas indígenas do Vale do Jequitinhonha estarão em breve com o material doado”, comenta.

A Seesp, assim como outras secretarias de estado mineiras, está atenta às demandas das comunidades indígenas do estado. Esse processo de aproximação ocorreu quando o Governo de Minas Gerais iniciou uma série de diálogos com os representantes do Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais (COPIMG) no início de 2015.

Neste ano, a Seesp recebeu com entusiasmo a proposta da Copimg de apoiar a IV Edição dos Jogos Tradicionais Indígenas, que historicamente teve a realização garantida por meio de emenda popular no orçamento da secretaria.

A competição, que também conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) e da Prefeitura Municipal de Ladainha (cidade sede do evento), será realizada na Aldeia Verde do Povo Maxakali, no final de outubro de 2015, com a participação de 11 etnias indígenas que vivem no estado.