18h33min - 19 de Março de 2015 Atualizado em 18h34min

Governo de Minas Gerais vai rever sistema de transporte na RMBH

Em audiência na Assembleia Legislativa, secretário Murilo Valadares disse que estudo inclui cálculo de tarifas e criação de uma comissão de usuários

Alair Vieira/ALMG
Secretário Murilo Valadares participa de audiência na Assembleia Legislativa

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Murilo Valadares, participou, na manhã desta quinta-feira (19/3), de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o sistema BRT-Move da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A reunião foi uma iniciativa das comissões de Participação Popular e de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG.

Em sua apresentação, o secretário afirmou que o Move foi implantado em 2014 sem o debate necessário com os usuários, o que gerou impactos negativos em boa parcela da população. E adiantou que o novo governo de Minas Gerais já tem agido para minimizar esses impactos. “Neste ano, vamos reestudar todo o sistema de transporte metropolitano, incluindo reavaliação do cálculo da tarifa. Criaremos, também, uma comissão de usuários do sistema metropolitano. Nada faremos sem conversar e informar aos usuários.”, disse Valadares.

Em reuniões recentes com representantes do Executivo, Legislativo e usuários das cidades de Vespasiano, Lagoa Santa, Sarzedo, Martinho Campos e Brumadinho, algumas alterações, que beneficiaram os usuários, já foram definidas.

Estudo semelhante está sendo feito para atender aos usuários dos terminais de Santa Luzia (São Benedito) e Ribeirão das Neves (Justinópolis).